Reformas

Igreja de São Sebastião passa por reforma e muda locais de celebrações

Além da Igreja São Sebastião, também foram contempladas com as intervenções a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Amariles Gama
13/01/2025 às 12:32.
Atualizado em 13/01/2025 às 12:32

(Foto: Arquivo A CRÍTICA)

A Igreja São Sebastião, localizada no Centro Histórico de Manaus, foi interditada temporariamente para obras de manutenção. Em comunicado divulgado neste domingo (12), após o cancelamento da tradicional missa dominical, a paróquia informou mudanças nos locais e horários das celebrações durante o período de reforma.

As obras fazem parte de um projeto financiado por emendas parlamentares da bancada federal do Amazonas, que destinou cerca de R$ 8 milhões para reformas em três igrejas. Além da Igreja São Sebastião, também foram contempladas com as intervenções a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Vale ressaltar que as reformas acontecem no período dos festejos de São Sebastião, celebrados anualmente entre os dias 11 e 20 de janeiro, sendo o dia 20 de janeiro o Dia de São Sebastião. Por isso, a partir desta segunda-feira (13), as missas do festejo serão realizadas às 18h na Igreja do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na rua Silva Ramos, nº 833, no Centro da cidade.

Já as celebrações tradicionais da manhã e do meio-dia, segundo o comunicado, acontecem no salão paroquial Frei Márcio Monicelli, que fica dentro da Igreja São Sebastião.

Além da Igreja São Sebastião, a Catedral Metropolitana de Manaus também cancelou as celebrações deste domingo devido às obras. Em comunicado oficial, a igreja publicou imagens das intervenções internas.

 As obras

 A reforma das igrejas acontece a partir de um pedido da Arquidiocese de Manaus à bancada federal em 2022, que contou com o apoio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a elaboração do projeto de engenharia, arquitetura e orçamento.

As intervenções incluem pintura, instalação de sistemas de ar-condicionado, serviços elétricos e hidráulicos, modernização das instalações prediais e melhorias de acessibilidade e conforto ambiental. Além disso, serão realizadas adequações para preservar as características históricas e arquitetônicas dos templos, como a remoção de elementos que descaracterizam os bens tombados.

A previsão de conclusão das obras é de 12 meses para a Catedral Metropolitana e 9 meses para as igrejas dos Remédios e São Sebastião.

 Patrimônio histórico

 Os templos integram o Centro Histórico de Manaus, tombado pelo Iphan. Eles também são reconhecidos como bens isolados protegidos pelo Governo do Amazonas.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios possuem uma rica história, datando dos séculos XVIII e XIX. A Igreja São Sebastião, inaugurada em 1888, também é um marco da arquitetura e da fé dos manauaras, com elementos internos introduzidos em etapas, como altares de mármore de Carrara e pinturas realizadas por artistas italianos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por