A apreensão resultou em uma multa no valor de R$ 6.25 milhões de reais e é considerada a maior aplicada para crimes ambientais relacionados à espécie em 45 anos de atuação do PQA na região
(Foto: Divulgação)
Uma operação de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 666 ovos de tartarugas-da-Amazônia e nove fêmeas da espécie. A apreensão aconteceu no município paraense de Aveiro (distante 795 quilômetros de Belém).
Segundo informações dos agentes do Ibama, após denunciais os suspeitos foram detidos com os ovos dos quelônios em mochilas e seriam levados para outro município do sudoeste do Pará.
A Operação Tabuleiro VI, contou com o apoio de agentes Força Nacional e dos ribeirinhos monitores do Programa Quelônios da Amazônia (PQA), ganhou esse nome por ter sido deflagrada no Tabuleiro de Monte Cristo, o segundo maior do Brasil e um dos principais pontos de monitoramento da espécie.
Os ovos recuperados foram devolvidos aos ninhos no tabuleiro, onde são monitorados, e as fêmeas de tartarugas-da-Amazônia foram soltas no Rio Tapajós.
A apreensão resultou em uma multa no valor de R$ 6.25 milhões de reais e é considerada a maior aplicada para crimes ambientais relacionados à espécie em 45 anos de atuação do PQA na região.
Os suspeitos responderão pelo crime ambiental de maus tratos, formação de quadrilha e estão à disposição da justiça.