Esclarecimento

Governo Federal afirma que mandou retirar algemas de brasileiros deportados em chegada ao País

Brasileiros que foram deportados estavam algemados durante o voo, que veio dos Estados Unidos e fez pouso de emergência em Manaus. Em nota, o ministro da Justiça e Segurança Pública avaliou o ato como 'um flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros'

acritica.com
25/01/2025 às 13:55.
Atualizado em 25/01/2025 às 15:40

Um avião da FAB vai transportar os brasileiros até o destino final (Agência Força Aérea/Divulgação)

Acerca da tentativa de autoridades dos Estados Unidos em manter cidadãos brasileiros algemados durante voo de deportação para o Brasil, o Governo Federal afirmou, em nota, que ordenou a retirada imediata das algemas dos passageiros do voo na chegada ao território brasileiro. O voo fez um pouso de emergência em Manaus nesta sexta (24), por conta de problemas técnicos. Um avião da Força Aérea Brasileira vai fazer o transporte dos brasileiros até o destino final, que é o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).

"Na manhã deste sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil. A situação foi comunicada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues", disse a nota.

Ainda segundo o comunicado, o voo, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência, na noite desta sexta-feira (24), em Manaus (AM), devido a problemas técnicos. "Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas", descreve o ofício.
 

A nota afirma ainda que "o ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros". "Ao tomar conhecimento da situação, o Presidente Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança", complementa o informe.

De acordo com o comunicado, "o Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis", finalizou o documento oficial. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por