Senador orientou bancada do PL a votar a favor da PEC no Senado após visita a Jair Bolsonaro em Brasília.
(Foto: Agência Brasil)
O senador Flávio Bolsonaro anunciou que votará a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o fim da escala de trabalho 6x1. Além de declarar o voto pessoal, o parlamentar comunicou que orientará a bancada do Partido Liberal (PL) a apoiar o texto no plenário do Senado Federal.
A mudança no posicionamento ocorreu após Flávio visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília, onde cumpre prisão domiciliar. O senador estava impedido de se encontrar com o pai havia 90 dias por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão do descumprimento de medidas cautelares após ler uma carta do ex-presidente em transmissões nas redes sociais.
Anteriormente contrário à proposta, à qual se referia como uma medida eleitoreira, Flávio justificou a nova posição afirmando que identificou a demanda popular durante viagens pelo país. O parlamentar ponderou, no entanto, que defenderá no debate mecanismos de flexibilidade de horários para categorias como profissionais em regime de trabalho remoto e trabalhadores com jornadas parciais.
Repercussão e tramitação no Senado
O anúncio repercutiu na coordenação de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O coordenador Camilo Santana classificou a declaração como uma vitória para a aprovação do texto e afirmou esperar que a posição seja mantida no plenário. A articulação governista avalia que o recuo da oposição reflete a pressão de manifestações recentes favoráveis à pauta em diversas capitais.
A PEC da escala 6x1 depende de votação em dois turnos no plenário do Senado Federal. Por implicar alteração na Constituição, o projeto exige o apoio mínimo de três quintos da Casa — o equivalente a 48 votos favoráveis em cada rodada de deliberação. Com o apoio declarado de bancadas da situação e da oposição, a matéria conta com cenário favorável para ser apreciada e votada.