delicioso e saudável

Família une tradição à inovação e cria sushi vegano em Manaus

O que começou como adaptações para incluir o filho vegano nas refeições em família acabou se tornando uma oportunidade de negócio

Amariles Gama
online@acritica.com
19/11/2024 às 20:44.
Atualizado em 19/11/2024 às 20:44

Sushis e outros pratos veganos são a especialidade do restaurante da Família Fugita (Foto: Divulgação)

Há três anos, uma família com raízes japonesas e amazonenses resolveu ressignificar a tradição culinária e expandir essa experiência para outras pessoas, abrindo um restaurante de sushi vegano em Manaus. Mas como assim, sushi sem peixe cru? Isso mesmo.

O que começou como adaptações para incluir o filho vegano nas refeições em família acabou se tornando uma oportunidade de negócio. Ainda no ensino médio, o médico Matheus Jun de Paula Fugita, 29, decidiu adotar uma dieta vegana, em uma família onde a comida japonesa, conhecida pelos pratos com peixe cru, tinha raízes muito fortes.

A decisão pela adoção da dieta vegana foi bem recebida pela família, que buscou opções e adaptações para incluí-lo nas refeições familiares.

“É uma questão primeiro de espiritualidade, pois somos adventistas, e a Igreja Adventista preza muito pela questão de saúde e pelo retorno a uma dieta mais de origem vegetal, mas a motivação ganhou novos motivos posteriormente, principalmente tendo a conservação do meio ambiente como propósito”, explicou Matheus.

Mas o que era apenas uma experiência culinária limitada à família Fugita acabou expandindo horizontes com a insistência de Matheus, que convenceu o pai, o engenheiro Alberto Akira Fugita, 62, a vender as opções de sushi vegano que ele criava em casa.

“Eu dei um ultimato nele. Aí, papai dizia: ‘Ah, mas nós não temos cardápio’. Na frente dele, fui lá no Canva e fiz um cardápio simples, e pronto. Aí ele dizia: ‘Ah, mas não temos logomarca’. Puxei o Canva de novo e montei a primeira logo. ‘Ah, mas não temos clientes’. Não seja por isso. Mandei mensagem em um grupo de amigos e contei a novidade, e já surgiram encomendas”, relata Matheus.

Origens

Até então, Alberto e a esposa, a administradora manauara Noemi de Paula Fugita, 60, trabalhavam no Distrito Industrial de Manaus. Os dois se conheceram na década de 80, quando Alberto saiu de São Paulo para Manaus por conta do trabalho. Dessa união, nasceram dois filhos: Samád e Matheus Fugita.

“Há muitos anos, adaptamos alguns pratos para ele comer. Tudo o que fazíamos – yakissoba, sushi, até os pratos normais – adaptamos para que ele pudesse comer. E hoje ele é o nosso controle de qualidade, é exigente demais”, relata Alberto.

Alberto afirma que veio de uma família de japoneses que sempre cozinhou bem e, ainda jovem, procurou aprender as receitas da culinária japonesa com sua mãe. Inclusive, os dois pratos principais que abriram o cardápio do restaurante vegano em Manaus são receitas da matriarca da família Fugita.

Alberto Akira Fugita junto de seu filho, Matheus Jun, e a esposa, Noemi de Paula (Foto: Daniel Brandão)

Depois, com a criatividade de Alberto, novos pratos foram surgindo no cardápio.

“O papai inventou um sushi que é crocante por dentro, mas não é o hot. É o brócolis que é empanado, e o sushi é normal por fora, só que ele é empanado por dentro. Então, quando você morde, ele é macio por fora, e conforme vai mordendo, é crocante por dentro, e dá uma sensação muito diferente”, afirma Matheus.

Outra curiosidade sobre o restaurante é que cerca de 90% do público são pessoas não-veganas, e muitos deles preferem a receita vegana, totalmente livre de ingredientes de origem animal, ao sushi convencional à base de peixe cru.

“Tem gente que diz assim: ‘Ah, sushi, peixe cru eu não gosto’. Aí eu digo: ‘Não, mas o nosso é diferente. Não tem peixe cru’. Então a pessoa pede e gosta. E quem também é acostumado com atum diz: ‘Nossa, parece que estou comendo atum, porque o tempero é bem gostoso’. A alga marinha dá aquele sabor de peixe, e o arroz tem um segredo no preparo”, relatou Noemi, que administra o restaurante.

Em Manaus, o restaurante é o único local com um cardápio de comida japonesa 100% vegano, oferecendo uma experiência única no bairro Parque Dez de Novembro, na Zona Centro-Sul da cidade. Mas, para além da experiência gastronômica fora dos padrões convencionais, o ambiente também mostra o equilíbrio entre tradição e inovação, contando a história de uma família e de suas raízes culturais adaptadas a uma visão inovadora de alimentação.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por