protesto

Estudantes realizam manifestação após escola ser alvo de assalto, no bairro Cidade de Deus

Eles pedem por mais segurança no local e alegam sofrer com falta de assistência. Protesto também contou com a presença de pais e responsáveis dos estudantes

Lucas Vasconcelos
online@acritica.com
07/08/2024 às 18:28.
Atualizado em 07/08/2024 às 18:28

Estudantes fizeram manifestação em frente ao Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Profº. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo (Foto: Divulgação)

Após serem alvos de assaltantes, estudantes do Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Profº. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo se reuniram em protesto durante a manhã desta quarta-feira (7) para pedir mais segurança para a unidade escolar que fica localizada na avenida Margarita, bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.

Na última terça-feira (6), por volta das 15h, uma dupla de assaltantes encapuzados e armados invadiram a parte de trás do colégio com o intuito de roubar os estudantes. Uma câmera de segurança flagrou o momento do ato criminoso.

Segundo o presidente do Movimento Estudantil Secundarista do Amazonas, Wendel Mourão, o protesto tem o objetivo de sensibilizar as autoridades públicas com a segurança escolar e, principalmente, a vida dos estudantes que sofrem com a falta de assistência. 

“Acredito que grande parte da população manauara viu e tem circulado bastante o vídeo o que aconteceu ontem no colégio. É muito lamentável porque é um trauma que essas pessoas em fase de formação vão levar pro resto da sua vida. É necessário que tenhamos mais segurança dentro dos colégios, que tenhamos uma política voltada a cuidar dessas crianças de forma psicossocial pelo trauma que elas tiveram depois disso”, relatou o Mourão.

Outro estudante presente na mobilização destacou que não é a primeira vez que a escola é alvo de assaltantes. De acordo com o aluno do CETI, Manoel de Castro, a primeira vez que aconteceu um sinistro parecido foi em 2019 quando uma aluna foi roubada e esfaqueada. 

“A primeira vez que aconteceu foi em 2019, no Dia do Estudante se eu não me engano. Pularam a cerca de trás e esfaquearam uma menina e roubaram o celular dela. E desde lá, [as autoridades] vem jogando pra debaixo do tapete os assuntos da escola, a segurança do aluno. Não é a primeira vez que cobramos a segurança dos alunos. Aconteceu também quando teve dois alunos no estacionamento da escola, um cara entrou pela porta do estacionamento e nisso apontou a arma para os alunos e os roubou. Quando foram reclamar na diretoria ela questionou o motivo deles ainda estarem na escola depois do turno. Sendo que eles estavam esperando os pais e a condução escolar”, denunciou o estudante.

O protesto também contou com a presença de pais e responsáveis dos estudantes que presenciaram a tentativa de assalto. Para a a mãe Ketelen Figueira, o sentimento ao receber uma chamada de sua filha no momento da invasão foi de desespero.

“Foi muito desesperador ontem. Minha filha me ligando agoniada e chorando porque tinham invadido a escola. Nós como pais ficamos desesperados. Moramos longe, não estamos aqui para proteger nossos filhos. Eu vim desesperada buscar minha filha. Quando cheguei aqui eles já estavam sendo liberados. A sorte é que uns alunos entraram, trancaram o portão de trás e os bandidos não conseguiram entrar dentro da escola”, destacou a mãe.

Por meio de nota, a Seduc-AM informou que a direção do CETI já registrou um boletim de ocorrência e de imediato acionou o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar da secret que atua em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM) e Militar do Amazonas (PMAM) e ressaltou “que todos os órgãos competentes estão à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por