PROMESSA QUEBRADA

Estiagem provoca desabastecimento de energia em Benjamin Constant nesta terça-feira (24)

Amazonas Energia havia descartado possibilidade de haver racionamento em todo o território do estado

Lucas dos Santos
online@acritica.com
24/09/2024 às 15:55.
Atualizado em 24/09/2024 às 15:55

Exatamente uma semana após o diretor técnico de interior da Amazonas Energia, Radyr Oliveira, afirmar que a empresa não planejava fazer racionamento de eletricidade em nenhum município do estado, a concessionária emitiu um comunicado informando o desligamento temporário do fornecimento de energia em quatro bairros do município de Benjamin Constant, a 1.533 km de Manaus.

A interrupção estava prevista para esta terça-feira (24) entre as 13h e as 17h nos bairros Cohaban, Centro, Estrada do Umarizal e Estrada Bom Jardim. Segundo o comunicado, a interrupção ocorre a pedido do produtor independente de energia Aggreko, “responsável pela geração de energia do município, devido a insuficiência de geração em razão da grande dificuldade de acesso da balsa de combustível nesse período de grande estiagem”.

Em entrevista ocorrida na sede da Amazonas Energia na última terça-feira (17), Radyr Oliveira afastou a possibilidade de desabastecimento nas unidades de geração independente em qualquer uma das calhas dos rios.

“Todas essas usinas estão abastecidas, sem nenhum risco de desabastecimento de diesel para geração de energia, então não tem essa preocupação”, disse.

O diretor declarou na ocasião que o racionamento estava descartado e que os apagões ocorridos em Manaus e no interior eram questões pontuais. A reportagem procurou a Amazonas Energia para verificar se a seca deve realmente provocar racionamento no interior ou se a situação é um caso isolado e aguarda resposta.

Alto consumo

Até o dia 16 de setembro, o Amazonas consumiu 1.819 megawatts em energia elétrica. Além de ser um recorde, o número foi 6% maior em relação ao mesmo período de 2023, impulsionado pela onda de calor que se fez presente no estado desde o mês de agosto.

Em setembro, a tarifa de energia está sob influência da bandeira vermelha 1 em todo o território brasileiro, aumentando a conta de luz em R$ 4,46 a cada 100 kilowatts consumidos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por