Tecnologia

Espelhando o mundo real: como o 'Digital Twins' pode revolucionar diversos setores

Uso do ‘Digital Twins’ pode reduzir custos na indústria e melhorar a qualidade dos produtos

Luana Carvalho
luanacarvalho@acritica.com
08/10/2023 às 20:07.
Atualizado em 08/10/2023 às 20:07

Ufam apresentou pesquisa sobre o segmento na ‘Futurecom 2023’, que aconteceu entre os dias 3 e 5 deste mês em São Paulo (Divulgação)

SÃO PAULO (SP) - No mundo da tecnologia, uma inovação está mudando a forma como as empresas operam e tomam decisões. Trata-se do conceito de "Digital Twins" ou "Gêmeos Digitais", que está transformando indústrias e setores em todo o mundo. A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desenvolve uma pesquisa neste segmento há sete anos e apresentou os estudos na Futurecom 2023,  o maior evento do setor de telecomunicações, TI e Internet do Brasil e da América Latina, que aconteceu entre os dias 3 e 5 em São Paulo.

Vicente Lucena, Membro Sênior do  Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e professor da UFAM, explica que "o objetivo é ter uma ferramenta a mais para ajudar o bom funcionamento das linhas industriais”. Na prática, um Digital Twin é uma réplica digital de um objeto, processo ou sistema do mundo real. 

Essa representação digital é alimentada por dados em tempo real e, muitas vezes, incorpora tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados para oferecer uma imagem precisa e dinâmica do objeto ou sistema que representa. Segundo Vicente, esta tecnologia existe desde a década de 70. Mas, hoje em dia, ela é operada com um poder de processamento maior.

"Temos nas nuvens computadores cada vez mais sofisticados. A gente consegue mandar dados muito rápidos e temos algoritmos de inteligência artificial capazes de entender esses dados. Se você tem muitos dados e deixa pro ser humano tomar conta, ele não vai ter capacidade de entender tanta informação em pouco tempo. Ele não vai dar conta de processar. Já a ferramenta, sim”, exemplifica.

 A Inteligência Artificial aperfeiçoou muito os sistemas e, ao contrário do que se fala, Lucena explica que a IA ajuda no trabalho do ser humano.

“Não interfere no trabalho humano, é uma ferramenta que ajuda o operador”.

Ele explica, ainda, que um Digital Twin é criado a partir de uma série de sensores que coletam dados do objeto ou sistema real. Esses dados são então enviados para um sistema de software que cria e atualiza constantemente a representação digital. Isso permite que os usuários monitorem, simulem e tomem decisões informadas com base nas informações coletadas em tempo real.

“É um conceito que a gente precisa conhecer bem a fábrica, os equipamentos. A ideia é que a cada processo de um equipamento ou dispositivo seja registrado. Por exemplo, vou guardar informação de temperatura de ambiente, produção daquele dispositivo, quanto de energia consome naquele instante... Eu consigo recuperar a história todinha daquele dispositivo a partir dessas informações”.

Lucena reforça que o sistema pode reduzir custos operacionais e melhorar a qualidade do produto.

“Se há uma quebra de um equipamento, a partir dos dados que tenho consigo identificar o motivo. Por exemplo, pode ter sido porque está muito calor e a gente pode alertar para todo mundo que tem aquele equipamento que a partir de uma temperatura elevada, pode ocorrer uma quebra. Esse exemplo é de aplicação mais simples. Mas existem outras bem mais sofisticadas”, complementa.

Outras práticas

Outro projeto neste mesmo segmento foi apresentado pela doutora Cristiane Pimentel, membro Sênior do IEEE e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Os estudos dela são para a área hospitalar.

Segundo Pimentel, "será possível fazer simulações antes dos procedimentos médicos serem executados. Com isso, poderemos reduzir custos e também otimizar cirurgias que levam muito tempo para serem realizadas". 

Segundo a professora, "a partir do próximo ano, veremos cada vez mais médicos sendo treinados e utilizando a realidade virtual antes da realização das cirurgias, e isto deve impactar a saúde preventiva. A tendência é que esta tecnologia seja usada para treinar as pessoas e desenvolver habilidades, sem que necessariamente você precise de um ambiente físico".

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por