As aulas devem ser paralisadas na quarta-feira (2)
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anunciou que as escolas municipais e estaduais serão disponibilizadas para a Justiça Eleitoral nos dias 3 e 4 de outubro, quinta e sexta-feira. De acordo com informações do site do TRE-AM, há 1.595 locais de votação no estado. Desses, 490 são escolas estaduais distribuídas entre os 62 municípios, e 243 são escolas municipais localizadas em Manaus.
Conforme a assessoria de comunicação do TRE, a instalação das urnas acontece nos dias em que as escolas ficam à disposição, ou seja, quinta e sexta-feira. Além disso, esse processo conta com o policiamento de militares e da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) para assegurar o processo correto da eleição.
Em Manaus são 479 locais de votação, sendo 458 em área urbana e 21 rurais. Ao todo, a capital tem 3.989 seções e tem o maior número de eleitores do estado, são quase 1,5 milhão aptos a votar no pleito deste ano.
Conforme a comunicação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), aproximadamente 490 escolas estão cedidas para o processo eleitoral em todo o estado, e que essas escolas geralmente são entregues a partir de quinta-feira (03/09) antes do pleito.
As escolas municipais também são colocadas à disposição da Justiça para as eleições. Em Manaus, conforme nota da Secretaria Municipal de Educação, as aulas devem ir até quarta ou quinta-feira.
“Serão disponibilizadas 243 unidades de ensino e o Centro Municipal de Arte Educação (CMAE) Aníbal Beça. Algumas destas estarão à disposição a partir da quinta-feira, 03/10, outras na sexta-feira, 04/10, dependendo do cartório eleitoral”.
No interior, somando todos os locais de votação dos 61 municípios, são 1.116 escolas eleitorais, com 4.392 seções e 1.304.025 eleitores.