Educação

Edital reconhece e fomenta projetos de promoção da aprendizagem em Matemática nas escolas públicas

Profissionais de educação, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades poderão se inscrever até o dia 31 de outubro

acritica.com
17/10/2024 às 08:55.
Atualizado em 17/10/2024 às 08:55

(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de fortalecer a aprendizagem da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e enfrentar os desafios educacionais no Brasil, o Itaú Social, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), lançou um edital inédito para reconhecer e fomentar projetos que promovam essa área do conhecimento nas escolas públicas. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro para profissionais da educação, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades.

A iniciativa é motivada pelos baixos índices de desempenho em Matemática no Brasil. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, apenas 15% dos estudantes concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental com a aprendizagem adequada nessa área. Além disso, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) revela que 7 em cada 10 alunos brasileiros não atingiram o nível básico de proficiência na disciplina.

“Não podemos naturalizar as notas ruins em Matemática dos estudantes brasileiros, tratando a disciplina como algo inacessível ou reservado apenas a poucos, como se fosse questão de “dom”. Ao fazer isso, deixamos de garantir o direito a aprendizagens fundamentais para a vida. Além disso, desperdiçamos oportunidades de incluir mais pessoas em áreas essenciais, como tecnologia e engenharia. Existem iniciativas brasileiras que já estão transformando essa realidade, e é fundamental identificar esses projetos para que possam ser conhecidos e adaptados em outras regiões. Precisamos, com urgência, formular estratégias que coloquem a Matemática como prioridade nas políticas educacionais e no debate nacional”, destaca a superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes. 

 Edital

 O edital “Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental” visa reconhecer iniciativas bem-sucedidas e fomentar o desenvolvimento de novos projetos. Os critérios incluem inovação, redução das desigualdades, aderência aos objetivos curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e eficácia na qualificação do ensino e promoção da aprendizagem.

O edital oferece duas modalidades de apoio:

Reconhecimento: voltada para projetos já consolidados que promovem boas práticas de ensino de Matemática. Os selecionados receberão um reconhecimento financeiro de R$ 10 mil e terão suas iniciativas divulgadas em uma coletânea produzida pelo Itaú Social.

Fomento: destinada a projetos em fase de planejamento ou em desenvolvimento que busquem implementar, expandir ou avaliar práticas pedagógicas em Matemática. Os selecionados receberão apoio financeiro de até R$80 mil e acompanhamento para a execução das atividades no primeiro semestre de 2025.

Os projetos devem se encaixar em duas categorias: “Práticas de ensino-aprendizagem em Matemática”, que englobam desde o uso de recursos didáticos e planejamento pedagógico até iniciativas de recomposição de aprendizagens, círculos olímpicos e atividades de divulgação; e “Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes em Matemática”, voltada para a formação e valorização de professores, incluindo formação continuada, produção de materiais pedagógicos, modelos de avaliação e ações de reconhecimento e intercâmbio profissional.

As inscrições devem ser realizadas na Plataforma de Editais do Itaú Social até às 18 horas (horário de Brasília) do dia 31 de outubro. A divulgação dos contemplados ocorrerá em janeiro de 2025. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por