Segundo especialista, o eclipse em Manaus será parcial com cobertura de 82,32% do Sol
Eclipse Anular do Sol (Foto: Reuters)
No próximo sábado (14) acontece o Eclipse Anular do Sol e os manauaras poderão acompanhar o fenômeno astronômico. A doutora Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (Dicop) do Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), explicou ao acrítica.com nesta terça-feira (10) que o eclipse em Manaus será parcial com cobertura de 82,32% do Sol.
Segundo a cientista, em Manaus o fenômeno terá inicio às 13h40, alcança a magnitude às 15h19 e se encerra às 16h43, com duração de 3 horas e 3 minutos.
Conforme o ON esse fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o diâmetro aparenta estar menor do que o astro solar. A partir desse ponto, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol criando uma espécie de "anel de fogo" no céu e o Brasil será um dos privilegiados a testemunhar esse evento, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. O ON transmitirá ao vivo por meio do canal no Youtube (@ObservatórioNacional) o momento do eclipse.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) olhar para o Sol sem proteção adequada pode levar à queimadura irreversível da retina, e, consequentemente, uma mancha preta permanente na visão. Para observar o eclipse é preciso proteção adequada. Isso significa não utilizar, em hipótese alguma, óculos escuros ou lentes polarizadas, que não protegem contra os raios solares nocivos.
Segundo o ON existem duas formas de se observar o eclipse com segurança: direta ou indiretamente. A observação direta é aquela feita sem o uso de projeções, e pode ser feita com o uso de um instrumento especialmente adaptado para esse fim.