Medida vem em resposta ao desabamento do Porto da Terra Preta, localizado em Manacapuru.
Porto de Manacapuru, interditado após desbarrancamento (Foto: Daniel Brandão)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que irá decretar situação de emergência na infraestrutura aquaviária federal no Amazonas, em resposta ao desabamento do Porto da Terra Preta, localizado em Manacapuru (distante 78 quilômetros em linha reta de Manaus). O incidente, que aconteceu na última segunda-feira (7), deixou pessoas feridas e desaparecidas e provocou uma série de preocupações em relação à segurança da infraestrutura na região. O anúncio foi dado durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (8), no município de Manacapuru.
Erick Moura, diretor de infraestrutura aquaviária do DNIT, destacou a gravidade da situação e ressaltou que a medida de emergência é devido à importância de uma resposta rápida para a recuperação das áreas afetadas.
Ao analisar previamente as imagens aéreas da região, Moura descreve a precariedade da situação das estruturas da ponte em risco de colapso.
Para enfrentar os desafios impostos pela estiagem severa que afeta a região, Moura enfatizou a necessidade de ações imediatas.
O diretor afirmou também que o DNIT está comprometido em mitigar os impactos da situação pontuou a urgência de intervenções eficazes para formar uma infraestrutura aquaviária segura no Amazonas.
Erick Moura, Diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT
O DNIT segue agora aguardando as atualizações federais para formalizar a declaração de emergência e iniciar os trabalhos de recuperação.