As condições meteorológicas podem atingir municípios do Amazonas nas calhas do Médio e Baixo Solimões, Médio e Baixo Juruá, Purus, Madeira e Baixo Amazonas
(Foto: Arquivo AC)
A Defesa Civil do Estado do Amazonas emitiu um alerta de chuvas intensas para esta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. O órgão classifica a situação com grau de severidade laranja, que indica perigo. O alerta é válido até a manhã deste sábado (16).
Segundo a Defesa Civil, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas volumosas entre 30 e 60 mm/h ou até 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. O grau de severidade laranja alerta para a possibilidade de riscos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As condições meteorológicas podem atingir municípios do Amazonas nas calhas do Médio e Baixo Solimões, Médio e Baixo Juruá, Purus, Madeira e Baixo Amazonas.
A Defesa Civil recomendou que os cidadãos tomem algumas precauções, como desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas.
O alerta também reforça que, em caso de emergências, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Deslizamentos de terra
Na tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil também emitiu outro alerta sobre as áreas de risco de movimentos de massa em Manaus. Segundo o órgão, essa situação “caracteriza-se pela presença de áreas de risco sujeitas a processos de movimentos de massa, sobretudo deslizamentos de terra induzidos”.
“Essa situação, associada à precipitação incidente (ou acumulada) e à previsão meteorológica, indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas. A previsão meteorológica indica continuidade de chuva fraca a moderada nas próximas horas”, destaca o documento.
Este alerta para riscos de deslizamentos de terra é válido até a noite desta sexta-feira.