Natal

Cuidados com o famoso R.O. da ceia de Natal

Especialistas dão dicas de como utilizar as sobras da ceia de Natal com segurança e criatividade

Amariles Gama
cidades@acritica.com
25/12/2022 às 07:38.
Atualizado em 25/12/2022 às 07:38

Chef Rafael Verdugo dá algumas dicas de receita para aproveitar de maneira saborosa e criativa as sobras da ceia (Foto: Arquivo pessoal)

Natal é dia de confraternização, abraços, presentes, celebração e comilança, muita comilança. Nesta data, muitos seguem o velho e bom ditado na hora de preparar a tradicional ceia de Natal: é melhor sobrar do que faltar. Mas, o que fazer com o famoso R.O. [restos de ontem]? Exagerou na ceia e no dia seguinte não quer ver a comida estragar? Para te ajudar com essas e outras dúvidas, o A CRÍTICA conversou com uma nutricionista e um chef de cozinha que trouxeram dicas imperdíveis. 

A nutricionista Graciete Sousa, que é especialista em Vigilância Sanitária e qualidade dos alimentos, explica que não há problemas em ingerir o R.O, desde que seja armazenado sob refrigeração. Segundo ela, os alimentos devem ser colocados em recipientes com tampas e armazenados na geladeira.  

“Sob refrigeração conseguimos minimizar as multiplicações de microrganismos e toxinas, que são as causadoras de intoxicações alimentares. A recomendação da maioria dos alimentos é de no máximo 72h, desde que mantidos sob refrigeração, outras preparações mais perecíveis como a maionese, por exemplo, a recomendação máxima é 24h”, explicou a especialista.  

Nutricionista Graciete Sousa diz que os alimentos devem ser armazenados com tampas

 A nutricionista acrescenta que é importante assegurar também que esses alimentos não ficaram expostos por muito tempo, não foram cortados ou porcionados com utensílios sujos ou foi a boca de alguém. “Nada de armazenar os alimentos em forno ou microondas para consumo no dia seguinte, pois a temperatura ambiente favorece a multiplicação de micro-organismos", ressaltou. 
Exagerou na comida?

Dicas

Além de informações sobre a alimentação no dia seguinte, os especialistas ouvidos por A CRÍTICA trouxeram dicas do que fazer com as sobras de comida da ceia de Natal. O Chef Executivo do grupo Rei do Churrasco, Rafael Verdugo, separou algumas dicas de receita para aproveitar tudo o que sobrou da ceia e inovar com novos pratos.  

Rafael explica que o tradicional peru ou frango assado pode virar um delicioso salpicão no dia seguinte. E esse salpicão pode ser usado como recheio de sanduíches para servir a família nos lanches da manhã e da tarde. Para preparar o prato basta desfiar o peru/frango, que já vai estar temperado, e outra dica é fazer uma salada para acompanhar o prato.  

“Eu gosto, particularmente, de colocar no meu um pouco de picles cortado bem pequenos, porque traz uma acidez que é um segredo ali que não vai aparecer muito, mas vai trazer um ‘que’ especial para receita. Gosto de cenoura crua, cebola roxa crua, salsinha que traz um aroma fantástico, e também gosto de usar um pouco de acelga porque traz mais uma crocância para o prato”, explicou o chef. 

“Uma outra dica boa pra essa receita é fazer a própria maionese, que é super simples. No liquidificador, coloque um pouco de leite líquido integral, óleo e os temperos que você quiser, você consegue proporcionar uma boa maionese na sua casa em minutos. Então, isso traz um diferencial pra tua receita que vai fazê-la ficar fantástica”, completou Rafael.

Mas, se sua preocupação são os alimentos em excesso ingeridos no dia anterior, a recomendação, segundo a nutricionista, é se hidratar bastante e ter uma alimentação mais leve no dia seguinte, não exagerando novamente.  

Ela alerta também para as preparações que contenham leite ou derivados (creme de leite) na composição, como maionese ou salpicão, que devem ter cuidados no armazenamento, pois são alimentos mais perecíveis. “Quando armazenados na geladeira adequadamente não são perigosos”, disse. 

Se bem armazenados, a dica é aproveitar todos os alimentos que sobraram e fazer novas preparações, segundo o chef de cozinha. Segundo ele, uma boa dica do que fazer com o bacalhau com batatas do dia anterior é processar os dois alimentos juntos e transformá-los em um bolinho de bacalhau, que pode ser preparado na frigideira ou na air fryer, após empanar com farinha de rosca. A dica extra do chef é preparar um molho para acompanhar.   

“Um bom molho para acompanhar seria o molho tártaro, que é um molho um pouco mais ácido. Outro molho que funciona super bem seria o mostarda e mel, ou até um azeite de ervas. Fica bem interessante uma geleia de pimenta, de goiaba com pimenta, maracujá com pimenta, ou só pimenta também, funciona super bem. Eu acho que fazer o bolinho de bacalhau para o dia seguinte do Natal é belíssimo, aquela fritura, aquele sabor confortável de casa”, disse. 

Mas, se entre as sobras da ceia de Natal está o pernil ou outro porco, a dica do chef é fazer um chili, que é preparado com carne de porco desfiada e feijão. “Bastante feijão, bastante condimento! Só que funciona super bem você desfiar a carne e fazer também um escondidinho com purê de macaxeira, que é muito gostoso, bananinha frita em cima, esse adocicado da banana frita e o amargor suave da macaxeira vai fazer com que fique muito legal, e é uma receita super simples", disse o chef. 

“Basta desfiar o porco, fazer uma camada no fundo de uma assadeira, cobrir com algum purê, se você quiser colocar queijo, pode colocar também junto, cubra e coloque para gratinar no forno. Fica fantástico e acompanha muito bem o coentro, eu sempre gosto de colocar nessas receitas o coentro, porque é um aromático da nossa terra que funciona super bem e é muito gostoso”, explicou. 

Como evitar exageros

Mas, se sua preocupação é evitar exageros e manter a alimentação equilibrada mesmo em meio às tentações, os especialistas também têm dicas para você. A nutricionista Graciete Sousa explica que é preciso comer devagar e o suficiente para evitar exageros durante a ceia. “Faça as demais refeições do dia, como café da manhã, almoço e lanche, para no jantar evitar os exageros”, sugeriu. 


“Fique atento às quantidades, nessa época do ano, pois são muitas as opções, modere nas porções pra poder experimentar a maioria dos pratos. Inclua no cardápio natalino saladas, para equilibrar as opções. Se for ingerir bebida alcoólica, reveza um copo de bebida alcoólica e um copo de água. Para manter a hidratação e evitar a ressaca”, completou.  

Já o chef Rafael Verdugo traz uma dica de receita vegetariana deliciosa para quem quer sair dos tradicionais pratos servidos durante a ceia de Natal. “Eu recomendaria uma caponata de berinjela, sou suspeito em falar porque estou viciado em antepasto no momento. É uma opção boa, vegetariana que dá pra colocar no rolê e é uma delícia”, disse. 

“Berinjela com bastante pimentão, bastante vegetal, assado no forno, muito temperado, a acidez, pra comer com pão é maravilhoso, pra comer com carne é maravilhoso, é um ótimo acompanhamento, se come gelado, se come quente. Então, seria um reaproveitamento nesse R.O que eu tenho certeza que se fosse preparado pra ceia de Natal, no outro dia ia estar até melhor porque ele ia apurar mais esse sabor e ia ficar mais intenso”, completou o chef.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por