objetivo da visita era conhecer as atividades para as quais serão destinados os recursos doados pelo governo do Japão, por meio de um acordo de cooperação assinado recentemente
Visita do cônsul-geral do Japão ao PAC Compensa (Foto: Daniel Brandão)
O cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, visitou na tarde desta terça-feira (29) o Posto de Triagem do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) localizado no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus. O objetivo da visita era conhecer as atividades para as quais serão destinados os recursos doados pelo governo do Japão, por meio de um acordo de cooperação assinado recentemente.
Segundo Yuichi Miyagawa, no dia 1º de outubro, em Genebra, na Suíça, representantes do governo do Japão e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) assinaram um acordo de apoio financeiro no valor de mais de 9 milhões de dólares. O recurso será destinado à implementação do ‘Projeto de Proteção, Assistência Humanitária e Garantia de Inclusão Socioeconômica para Migrantes e Refugiados da Venezuela’.
Sr. Yuichi Miyagawa, cônsul-geral do Japão em Manaus
Acompanhado de representantes do Acnur e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ele conheceu o Posto de Interiorização e Triagem (PTRIG), onde são prestados os serviços de atendimento aos migrantes e refugiados no Amazonas.
A chefe de escritório do Acnur, Laura Lima, explicou que, atualmente, os fundos, especificamente no Amazonas, estão sendo implementados para contribuir com atividades de geração de renda e integração socioeconômica, principalmente da população venezuelana, mas também de outras nacionalidades. Laura destaca que o estado acolhe de forma tradicional o fluxo diverso de pessoas que procuram proteção internacional no Amazonas.
Laura Lima, chefe de escritórios da Acnur
Com essa nova doação, o governo do Japão espera contribuir para a resolução dos problemas enfrentados pelos migrantes e refugiados, com a promoção da assistência humanitária, o reforço na proteção e inclusão socioeconômica, com a criação de meios de subsistência. Além disso, o governo também espera contribuir na diminuição da pressão dos encargos econômicos de países acolhedores, incluindo o Brasil.
Yuichi Miyagawa concluiu a visita afirmando que o consulado-geral do Japão estará sempre de portas abertas para conversar não só com o governo do Brasil, mas também com o povo brasileiro. “Queria conversar com todos vocês, pois o governo do Japão está sempre pensando em procurar a melhor maneira de apoiar o Brasil”, frisou.
Miyagawa comentou ainda que o próximo ano é um ano comemorativo, pois celebra o 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil. Ele destaca que quer aproveitar as comemorações para aprofundar e promover ainda mais os laços históricos de amizade entre o Japão e o Brasil.