Como o setor do entretenimento online continua a alinhar-se com a era mobile-first

07/02/2025 às 08:32.
Atualizado em 07/02/2025 às 08:32

Como deve saber, os dispositivos móveis são responsáveis ​​por mais de 61,5% de todo o tráfego de internet no mundo. Hoje em dia, usamos os nossos smartphones para quase tudo, desde compras e entretenimento até ao pagamento de contas. Por isso, é um grande desserviço aos empresários evitar alinhar com estas preferências em constante mudança.

No passado, os programadores criavam sites e aplicações concentrando-se principalmente no consumo no desktop. Mas como os dispositivos móveis continuaram a ser populares, as coisas mudaram. Por isso, se quer saber como as empresas de entretenimento online se estão a adaptar, é melhor ficar por aqui. Aqui, vamos aprofundar esta discussão, destacando detalhes cruciais que o deixarão mais informado.

A importância dos sites otimizados para dispositivos móveis

Consideremos um país como o Brazil, por exemplo. Sabia que existem mais de 134 milhões de utilizadores de telemóveis neste país? Imagine, por exemplo, que essas mesmas pessoas querem fazer uma aposta na betway app, mas não tinham a app. A empresa estaria a perder público.

Para evitar perder este público, as empresas de entretenimento, incluindo os melhores casinos online, estão agora a criar sites que funcionam bem em dispositivos móveis. A melhor parte disto é que pode dar a impressão de que é inovador e está atento às mudanças nas preferências dos clientes, o que pode fortalecer a perceção da sua marca.

E, claro, se as pessoas estiverem satisfeitas com a interação com a sua plataforma online e tiverem uma impressão correta da mesma, provavelmente regressarão. Na verdade, o BusinessDasher concorda com isto, afirmando que mais de três quartos dos utilizadores provavelmente regressarão a um website se este estiver otimizado para dispositivos móveis. Como se isto não bastasse, a instituição acrescenta que tais sites têm taxas de conversão até 40% do que aqueles que não o são. Numa altura em que a aquisição de novos clientes se tornou dispendiosa, adotar esta abordagem pode ser uma ótima forma de melhorar as taxas de retenção.

Mais benefícios

De acordo com a WebFX, mais de metade das vendas acontecem através de dispositivos móveis e, se não otimizar o seu website para isso, já estará a perder uma oportunidade significativa de ganhar leads. Um website que seja muito difícil de utilizar em smartphones acabará por perder leads para os concorrentes. Pense da seguinte forma: mais de 61% dos clientes já estão dispostos a fazer transações em sites otimizados para dispositivos móveis. Assim, se se adaptar a estas necessidades, poderá realmente atrair um bom número de novos clientes.

A situação torna-se ainda mais grave porque mais de 60% das pesquisas no Google ocorrem em dispositivos móveis em várias regiões. Como pode alcançar este público se o seu website não for compatível com dispositivos móveis? Lembre-se que o Google também adora sites que funcionam bem em dispositivos mais pequenos; desenvolver isso pode resultar em classificações mais elevadas. E que empresa de entretenimento não gostaria de aparecer entre as primeiras páginas do Google, dada a feroz concorrência no setor?

Além disso, as pessoas passam muito tempo nos seus smartphones, aumentando as probabilidades de descobrir novos públicos. Por exemplo, um estudo observou que os americanos passam aproximadamente 4,5 horas por dia nos seus dispositivos móveis. Este é um tempo considerável para os visitantes interagirem com o seu conteúdo, mas e se não o puderem explorar usando os seus telemóveis? Isto torna-se uma grande desvantagem, o que pode dar vantagem aos concorrentes.

Como é que as empresas se estão a adaptar?

Aproveitando os layouts responsivos

Cada smartphone tem um tamanho de ecrã e uma resolução únicos, e quer garantir que o seu conteúdo se destaca, independentemente dessas diferenças. Ninguém quer uma experiência inconsistente só porque mudou para um tamanho de ecrã diferente, seja pequeno ou grande.

Não ignorar a velocidade da web

Ficaria surpreendido ao saber que, de acordo com os especialistas, 47% dos visitantes abandonarão um website se este demorar apenas mais de 2 segundos a carregar. Surpreendentemente, até mesmo um atraso de um segundo pode afetar negativamente as suas taxas de conversão até 7%.

Implemente o carregamento lento e escolha um fornecedor de alojamento web rápido para garantir que o website carrega rapidamente, mesmo em dispositivos mais pequenos. A otimização do tamanho das imagens e a compressão de ficheiros utilizando uma rede de distribuição de conteúdos são outras formas populares pelas quais as empresas de entretenimento atendem a esta necessidade de velocidade ideal na web.

Prestando atenção à implementação do pop-up

Já se deparou com um pop-up repentino cujo X não estava visível nem mesmo num dispositivo mais pequeno durante a navegação? Para a maioria dos utilizadores, estas experiências podem ser muito frustrantes. E agora que não quer desiludir os seus clientes com tais encontros, garanta sempre que os anúncios são exibidos de forma subtil.

Claramente, a revolução móvel veio para ficar, e as empresas que não se alinharem com ela poderão fechar as portas em breve. Aliás, os especialistas afirmam que cerca de 90% dos consumidores esperam ter acesso a experiências semelhantes em dispositivos mais pequenos às que teriam nos seus equivalentes de desktop. Portanto, ver o setor do entretenimento online ajustar-se para satisfazer estas necessidades não deve surpreendê-lo.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por