Eleições

Comissão do TRE-AM registra pelo menos 17 ocorrências por ‘derrame’ de santinhos em Manaus

As frentes de muitas escolas amanheceram cobertas por santinhos de candidatos ao pleito desse ano, o que configura crime eleitoral e ambiental.

Robson Adriano
06/10/2024 às 14:23.
Atualizado em 06/10/2024 às 15:12

Rua Matos Areosa, Compensa (Foto: Emile de Souza)

A Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral identificou 17 ocorrências do tipo “Voos Noturnos” ou “Derrame de Santinho” que consiste em espalhar material gráfico, os santinhos, nas proximidades dos colégios eleitorais de Manaus. Segundo Jean Pimental, juiz coordenador da propaganda, os trabalhos iniciaram por volta de 1h deste domingo (6) e seguem em andamento ao longo do dia. As frentes de muitas escolas amanheceram cobertas por santinhos de candidatos ao pleito desse ano, o que configura crime eleitoral e ambiental.

“Todas essas ocorrências, bem como o presidente (do TRE-AM) já havia dito, foram encaminhadas ao Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) para tomar as providências cabíveis, seja no âmbito criminal ou no infracional relacionado o período eleitoral”, disse Pimentel”. O processamento está em curso. Se foi ou não o candidato que mandou jogar, para nós terá que provar devidamente em juízo. Mas, que os santinhos estão na rua isso estão. Fica o direito de defesa”, complementou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões.

 Votação manual

 A zona 41 da sessão 13, localizada no município de Jutaí (distante 751 quilômetros em linha reta de Manaus) teve que sair com pleito no modo manual, após uma urna eletrônica apresentar defeito e não ser possível realizar o contingenciamento. “Tivemos que passar para o manual. A gente fez a troca de urna e fizemos uma segunda tentativa. Infelizmente a urna não funcionou e não foi possível contingenciar. A votação de forma eletrônica teve seis votos e agora está manual”, disse Leandro Simões, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM.

Os votos manuais serão computados ao término da votação deste domingo (6), por meio de um sistema. “No final da votação, a gente vai fazer a apuração desses votos. Existe um sistema de apuração feito para isso. E é possível que é feito a totalização dos votos feito de forma manual, seja 100% manual ou nesse caso é uma votação mista: parte eletrônica, que conseguimos recuperar e parte manual. E vamos entrar em contato a partir das 16h para fazer esse processo com o pessoal de Jutaí”, detalhou Simões.

 Ocorrências 

 O coronel Thiago Balbi, sub-comandante geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), detalhou as ocorrências relativas ao pleito deste domingo e são conduzidas até a Delegacia Geral de Polícia Civil ou para a sede da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM). “A PM já conduziu sete pessoas para a delegacia. Seis pessoas foram pela prática de boca de urna, duas na zona Leste e mais quatro no bairro de São Lázaro (zona Sul), na Escola (Estadual Brigadeiro) João Camarão Telles Ribeiro, pela boca de urna, distribuição irregular de santinhos e material de propaganda de candidatos”, detalhou. 

A 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foi acionada por servidores da justiça eleitoral após flagrar uma eleitora realizar uma foto no momento em que votava na urna eletrônica. “Uma viatura da 27ª Cicom foi acionada por servidores da justiça eleitoral, porque uma eleitora foi flagrada fotografada o momento da sua votação e a polícia militar foi acionada e conduziu essa mulher para a delegacia. E em Presidente Figueiredo um eleitor também foi conduzido até a delegacia após ser flagrado fotografando o seu voto”, detalhou o sub-comandante geral.       

 Confira a quantidade de santinhos encontrados:

 1. Escola Estadual Jorge Bernadino Lindoso - 11 mil santinhos;
2. Escola Municipal Professora Jarcele da Conceição Zaranza - 15 mil santinhos;
3. Escola Estadual Osmar Pedrosa - Nove mil santinhos;
4. Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves - Quatro mil santinhos;
5. Escola Estadual Senador João Bosco - Oito mil santinhos;
6. Escola Estadual Hilda de Azevedo Tribuzy - Seis mil santinhos;
7. Escola Estadual Desembargador André Vidal Araújo - 12 mil santinhos;
8. Escola Estadual Dom João de Souza Lima - Três mil santinhos;
9. Escola Estadual Sebastina Braga - Seis mil santinhos;
10. Escola Estadual Senador Arthur Soares Amorim - 11 mil santinhos;
11. Centro Municipal de Educação Infantil Humberto de Alencar Castelo Branco - ainda em contabilidade;
12. Escola Estadual Anderson de Menezes - ainda em contabilidade;
13. Instituto de Educação do Amazonas - Quatro mil santinhos;
14. Escola Estadual Presidente Castelo Branco - 1.800 santinhos; 
15. Escola Estadual Cívico-Militar Fueth Paulo Mourão - Quatro mil santinhos;
16. Escola Estadual Francelina Assis Dantas - Mil santinhos;
17. Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós - Três mil santinhos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por