Do dia 1° deste mês até hoje, Manaus já registrou 200mm de chuva, segundo os dados divulgados pelo Inmet; o valor se aproxima dos 253,5mm esperados para todo o acumulado de dezembro
(Foto: Arquivo A CRÍTICA)
Chuvas na capital do Amazonas chegam a 78% do esperado para o acumulado do mês de dezembro nesta terça-feira (17), diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Previsão é de que a intensidade continue até o fim do mês.
Do dia 1° deste mês até hoje, Manaus já registrou 200mm de chuva, segundo os dados divulgados pelo Inmet; o valor se aproxima dos 253,5mm esperados para todo o acumulado de dezembro e há duas explicações para essa intensidade. Segundo a meteorologista Deise Moraes a principal causa é a atuação da zona de convergência do Atlântico-Sul.
“No mês de dezembro há alguns fenômenos que intensificam a chuva ou favorecem o surgimento, um deles é essa zona de convergência que deve atuar ainda durante o restante do mês” informou.
A outra explicação ocorre de forma mais cotidiana na região, trata-se das pancadas de chuva que são causadas pela mistura de calor excessivo e umidade, de acordo com Deise Moraes elas se formam geralmente pela noite ou durante as tardes. Ainda seguindo as previsões do Inmet, o mês de janeiro também deve ser marcado pela chuva, mas a expectativa é de maior quantidade já que a média anual para o mês que vem é de 305,6mm.
Segundo a Prefeitura de Manaus, o alerta pra o dia é de 80% de chuvas com trovoadas e por isso o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) também emitiu orientações para a população em geral, entre as recomendações há: redução de velocidade para os condutores de veículos em ruas alagadas; evitar estacionar os veículos perto de árvores; pedestres devem evitem transitar em locais alagados, com rotas alternativas e durante uma forte chuva, quem puder, evite sair de casa.
Ainda de acordo com o executivo municipal, durante esta manhã foram três ocorrências registradas por causa da chuva, em Manaus: um bueiro entupido na Zona-Oeste; um desabamento de casa e um risco de desabamento de residência na Zona-Norte. Em qualquer situação de risco, a população deve entrar em contato com a defesa civil, através do 199.