PROJETO

Brigada Curumim Cunhantã ensina primeiros socorros a alunos de escolas públicas de Itacoatiara

Desde seu início, em 2022, o projeto já passou por quatro escolas, proporcionando treinamento prático a cerca de 1.400 crianças

acritica.com
21/10/2024 às 20:02.
Atualizado em 21/10/2024 às 20:02

(Foto: Divulgação)

O projeto de extensão Brigada Curumim Cunhantã, da Afya Faculdades de Ciências Médicas de Itacoatiara, criado com o objetivo de ensinar noções básicas de primeiros socorros para alunos da rede pública de ensino do município, realizou mais um treinamento. Dessa vez, na Escola Municipal Moisés Menezes dos Santos, localizada na comunidade Jacarezinho, zona rural de Itacoatiara.

Desde seu início, em 2022, o projeto, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itacoatiara, já passou por quatro escolas, proporcionando treinamento prático a cerca de 1.400 crianças. Segundo Soraia Santos Tatikawa Campos, diretora geral da Afya Faculdades de Ciências Médicas de Itacoatiara, os acadêmicos envolvidos na iniciativa ensinam técnicas de primeiros socorros, capacitando crianças de 7 a 12 anos a agirem de forma adequada em situações de emergência. “O projeto tem uma relevância social fundamental, pois desde a infância os estudantes estão sendo orientados sobre como proceder em diferentes casos de emergência”, comenta a diretora.

A gestora da Escola Municipal Moisés Menezes dos Santos, Marilene de Lima Cardeles, ressalta que a atividade é muito importante para a qualidade de vida dos alunos. “A faculdade tem sido uma parceira incansável aqui conosco, já desenvolveu outros projetos, e esse, particularmente, tem fortalecido a questão dos primeiros socorros. Tudo aquilo que eles não sabiam, estão aprendendo. Por exemplo, a como socorrer uma pessoa no caso de acidente. Então, é de suma importância para a nossa comunidade”, afirmou.

A coordenadora do projeto, professora Andriele Nogueira, destaca que a American Heart Association (Associação Americana do Coração, em português), em seu Protocolo Internacional de Suporte Básico e Avançado de Vida, recomenda o treinamento de crianças do ensino fundamental e médio sobre como realizar Reanimação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade. “Desta forma, o projeto é importante por existirem vários estudos e evidências científicas demonstrando que crianças são capazes de aprender e relembrar habilidades de RCP, quando necessário”, explica.

Durante as atividades nas aulas, os alunos da Afya oferecem orientações práticas sobre temas como RCP, acidentes ofídicos e engasgos. Ao final das palestras, os participantes são divididos em grupos para a parte prática, utilizando simuladores. “Os acadêmicos são treinados para aplicar as manobras recomendadas e, na escola, eles realizam todas as orientações teóricas de primeiros socorros antes de passar à prática. Nesse momento, dividimos as crianças em grupos para que elas pratiquem ao redor dos simuladores”, detalha a coordenadora.

Segundo Andriele Nogueira, os principais resultados do projeto são o desenvolvimento de uma comunidade mais segura e resiliente, com mais pessoas preparadas para lidar com emergências de saúde, o que pode ser fundamental para manter a vítima viva até a chegada de ajuda profissional. “Em casos de paradas cardíacas súbitas, a aplicação de RCP nos primeiros minutos da emergência pode reduzir os casos fatais e evitar sequelas graves”, exemplifica.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por