Desbarrancamento

Barranco em área de risco desaba e deixa desabrigados em Manicoré

O desbarrancamento aconteceu na rua Dom José Lourenço, uma das principais do município. Vítimas foram se abrigar em casa de parentes, capelas e escolas da região

Waldick Júnior
online@acritica.com
17/09/2023 às 13:10.
Atualizado em 17/09/2023 às 16:10

(Foto: ED Produções/Reprodução)

Um desbarrancamento na rua Dom José Lourenço, considerada uma das principais do município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), deixou famílias desabrigadas na noite deste sábado (16). A prefeitura do município, que ainda contabiliza os afetados, informou que todos foram para casas de parentes na cidade. A reportagem apurou que há pessoas também na Capela de Santa Luzia e na Escola Estadual Didimo Soares.

(Foto: ED Produções/Reprodução)

“Essa é uma área de risco que fica na rua que é considerada a ‘rua um’ de Manicoré, no lado Sul da sede do município. Há 90 dias, nós já tínhamos retirado 38 famílias de lá em uma parceria com o governo do Amazonas e nos comprometemos a pagar aluguel social por 120 dias enquanto o governo faria a indenização dessas pessoas”, disse à A CRÍTICA o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio Pinto.

Após o incidente deste sábado, a prefeitura identificou que pelo menos sete famílias afetadas pelo desabamento não estavam incluídas na lista de pessoas que estavam recebendo aluguel social. De acordo com o prefeito, elas já foram atendidas para serem incluídas no programa.

“A prefeitura já havia disponibilizado um terreno para ser doado a essas famílias para que elas pudessem construir suas casas nessa área com a indenização do estado. Elas podem optar por isso ou comprar outro terreno”, disse ele à reportagem.

(Foto: ED Produções/Reprodução)

SEM MORTES

Após o desbarrancamento, a Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Civil e Corpo de Bombeiros passaram a atuar no local. Com o desabamento, serviços de água e energia foram afetados, por isso, Amazonas Energia e a concessionária Sistema de Abastecimento de Água (Siságua) também atuam no local.

Uma imagem que circula nas redes sociais mostra um idoso sujo de barro e com sangue no rosto, braços e mãos. Questionado se houve feridos ou óbitos, o prefeito disse que “não” e atribuiu a imagem do idoso a outra ocorrência. “Isso não foi aqui em Manicoré. Nós não tivemos feridos”, ressaltou.

Por outro lado, uma das integrantes da Capela de Santa Luzia, Maria Alice, que está recebendo moradores, disse que a imagem do idoso é da ocorrência. “É real, sim. Ele foi o único ferido. Foi encontrado lá no desabamento e foi levado para ser socorrido”.

A igreja está recebendo alimentos, roupas, colchões e materiais de higiene pessoal. Também é possível doar pelo PIX (97) 99902-3495 (Alessandra Rodrigues, uma das coordenadoras da Capela de Santa Luzia).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por