estiagem no amazonas

Após quase duas semanas de subida, nível do rio Negro volta a descer em Manaus

O rio desceu 4 centímetros após ter estabilizado na última quarta-feira (24) com o nível de 12,50 metros

Lucas Vasconcelos
online@acritica.com
25/10/2024 às 17:51.
Atualizado em 25/10/2024 às 17:51

Medição do Rio Negro feita diariamente, no Porto de Manaus (Foto: Nilton Ricardo / Freelancer)

O nível do rio Negro voltou a descer nesta sexta-feira (25) e atingiu a cota de 12,50 metros, conforme medição registrada no site do Porto de Manaus. O rio desceu 4 centímetros após ter estabilizado na última quarta-feira (24) com o nível de 12,50 metros.

Vale ressaltar que antes da estabilização no dia 24 de outubro, data em que Manaus completou 355 anos, o rio Negro já tinha começado a subir até 6 centímetros por dia. 

O rio começou a subir no dia 13 de outubro e seguiu o processo de enchente por um período de 11 dias, enchendo apenas 39 centímetros. O fenômeno aconteceu logo após ter atingido a menor cota já registrada da história no dia 9 de outubro com 12,11 metros.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB – CPRM), este comportamento do rio é conhecimento como repiquete. Fenômeno de estabilização que consiste em uma breve subida das águas seguida da retomada do processo de vazante.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por