interior

Ampliação do Aeroporto Júlio Belém é debatida pela Prefeitura de Parintins

A preocupação com o funcionamento do Aeroporto Júlio Belém está diretamente ligada ao calendário turístico de Parintins

acritica.com
03/02/2025 às 20:25.
Atualizado em 03/02/2025 às 20:25

(Foto: Carlos Alexandre)

Com o objetivo de fortalecer o turismo e melhorar a infraestrutura aeroportuária de Parintins, o prefeito Mateus Assayag se reuniu, na manhã desta segunda-feira (03), com o Brigadeiro Jorge Maurício Motta, comandante do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), em Manaus.

Na pauta do encontro, foram discutidas medidas para viabilizar o retorno das operações de aeronaves de grande porte no Aeroporto Júlio Belém, que atualmente enfrenta restrições técnicas. A reunião também abordou o apoio operacional do Cindacta IV durante o Festival Folclórico de Parintins, período em que o órgão mobiliza uma equipe especializada e toneladas de equipamentos para coordenar o tráfego aéreo na ilha, garantindo segurança nas operações.

Uma das principais demandas apresentadas pelo prefeito foi a reativação dos auxílios de navegação aérea disponíveis no aeroporto, mas que, no momento, estão inoperantes. Segundo Assayag, a ativação desses sistemas é essencial para atender aos critérios da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e permitir que aeronaves de maior porte voltem a operar regularmente na cidade.

“O prefeito Mateus Assayag tem se dedicado pessoalmente à melhoria da infraestrutura do Aeroporto Júlio Belém. Ele entende que o funcionamento pleno do aeroporto é essencial para o fortalecimento do turismo, que é uma das principais bandeiras de sua gestão”, destacou o administrador do aeroporto Jean Jorge.

O Brigadeiro Jorge Maurício e sua equipe se comprometeram a buscar soluções para resolver as pendências operacionais do aeródromo. O Cindacta IV já vinha tratando do assunto e garantiu apoio técnico para viabilizar as adequações possíveis, permitindo que o aeroporto opere com maior regularidade ao longo do ano.

A preocupação com o funcionamento do Aeroporto Júlio Belém está diretamente ligada ao calendário turístico de Parintins. A cidade recebe um grande fluxo de visitantes, especialmente durante o Festival Folclórico, quando a demanda por voos cresce consideravelmente. A restrição à operação de aeronaves de grande porte impacta diretamente a logística de turistas e profissionais que participam do evento.

"Nosso compromisso é fortalecer a infraestrutura de Parintins, e a reativação do Aeroporto Júlio Belém para aeronaves de grande porte é fundamental para o turismo e o desenvolvimento da nossa cidade. A reunião com o Cindacta IV foi um passo importante para garantir as melhorias possíveis. Seguimos firmes nessa luta, porque Parintins merece mais conectividade e mais oportunidades para crescer”, destacou o prefeito. 

Também participaram do encontro o tenente coronel Victório, Coronel Fernando e  o Coronel Lopes que integram a equipe do brigadeiro Maurício. 

Viagem

Dando continuidade às tratativas para fortalecer o setor cultural e turístico, o prefeito Mateus Assayag segue ainda nesta segunda-feira para Brasília, acompanhado dos dirigentes dos bumbás Caprichoso e Garantido, onde buscará mais avanços para o transporte aéreo do município.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por