evento

1º dia de palestras do "O Mundo do Papel", da Rymo, reúne profissionais do setor gráfico em Manaus

O encontro foi voltado para profissionais do setor, com foco em tecnologias, materiais inovadores e técnicas para transformar produções

Natasha Pinto
05/02/2025 às 20:02.
Atualizado em 05/02/2025 às 20:02

Encontro foi voltado para profissionais do setor gráfico, com foco em tecnologias, materiais inovadores e técnicas para transformar produções (Foto: Jeiza Russo)

A Rymo deu início hoje (5) ao evento "O Mundo do Papel", com palestras sobre o mundo gráfico e o futuro da papelaria no Brasil e no mundo. O primeiro dia de palestras, com o tema "Imersão Gráfica", reuniu cerca de 100 participantes no Showroom e Sala de Treinamento da empresa.

O encontro foi voltado para profissionais do setor, com foco em tecnologias, materiais inovadores e técnicas para transformar produções. O evento é promovido pela Rymo, uma das empresas mais tradicionais do ramo de papelaria e mundo gráfico da região Norte. 

José Rainilton Marques de Almeida, CEO da Rymo, destacou a importância do evento para os colaboradores e entusiastas do empreendedorismo do setor.

"Tornar esse evento possível é um dos diferenciais da Rymo. Sempre tentamos trazer para o Amazonas e a região Norte o que há de mais moderno e atualizado, tanto nos produtos que comercializamos, como os papéis, que são diversos e têm múltiplas utilidades".

 Ele ainda ressaltou que o evento, em comemoração à Semana do Gráfico, trará novidades e tendências de mercado, com a participação de grandes empresas mundiais. "O papel não vai acabar, pelo menos nos próximos 500 anos", brincou.

João Renato Silva e Silva, Business Manager da Klabin, uma dos palestrantes do evento, destacou brevemente, a relevância do Brasil no mercado global de papel.

"O Brasil é um grande promissor no mundo do papel. Somos os maiores exportadores de celulose e fabricantes de papéis para embalagens. Nossa tecnologia e bioeconomia envolvendo a produção de papel estão entre as melhores do mundo".

Outro ponto destacado pelo Manager foram as inovações no setor, que começam no país, graças ao manejo sustentável das florestas e aos investimentos de alto capital. "O papel não vai acabar, ele vai se reinventar, na verdade, ela ja se reinventou", afirmou.

Flávia Cordeiro, gerente nacional de vendas da Sylvamo, uma das palestrantes, falou sobre as expectativas para o mercado gráfico em 2025. "O mercado gráfico tem se desafiado com a entrada forte da tecnologia, mas há espaço para crescimento. Estamos olhando muito para impressão personalizada e experiências sensoriais, que agregam valor aos produtos".

A importância de eventos como "O Mundo do Papel" para a troca de conhecimentos e experiências foi um dos pontos destacados também pela profissional.

"Fomentar esses eventos é muito bom para trazer o que está acontecendo em outros lugares e entender como isso pode ser aplicado aqui", disse.

O evento continua nos próximos dias com novas palestras e workshops. No dia 6 de fevereiro, das 8h às 12h, ocorrerá o "Papelaria em Foco", voltado para artesãos e empreendedores de papelaria personalizada, com workshops sobre técnicas criativas e networking. 

Já no dia 8 de fevereiro, das 8h30 às 11h, será realizada a oficina "Empreendendo com Silhouette", que ensinará empreendedores a explorar o potencial da máquina de corte e personalização.

"O Mundo do Papel" promete ser um espaço de aprendizado, inovação e networking para profissionais e entusiastas do universo do papel e do mercado gráfico.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por