Fitness

Saiba tudo sobre abdominal prancha, exercício popular que fortalece o abdômen

Um dos principais benefícios para quem executa a prancha é o fortalecimento do core – conjunto de músculos localizados na região central do corpo –, o que melhora a estabilidade, o equilíbrio, a postura e a prevenção de lesões

Gabrielly Gentil
26/01/2025 às 16:43.
Atualizado em 26/01/2025 às 16:44

Esteticamente, a prancha abdominal vai auxiliar na hipertrofia, fazendo surgir o famoso "tanquinho" (Reprodução)

Prancha ou exercícios de flexão de abdômen? De acordo com o personal trainer Miguel Sangar, tanto o abdominal prancha (exercício de isometria) como os outros exercícios dinâmicos com foco em fortalecimento e hipertrofia da musculatura do abdômen são importantes.

A diferença entre eles reside no dinamismo. “Enquanto o abdominal prancha e suas variações são exercícios isométricos, onde a musculatura não realiza movimentos de encurtamento e extensão e o corpo permanece imóvel, os exercícios abdominais infra (foco na região inferior) e supra (foco na região superior), por exemplo, envolvem o encurtamento das fibras abdominais, aumentando o esforço físico”, explica o profissional.

No entanto, a prancha vem se tornando uma alternativa popular para fortalecer o abdômen, pois se trata de um exercício fácil e prático. Pessoas de qualquer idade podem realizá-lo. O especialista em hipertrofia e emagrecimento, Lucas Amoedo, destaca que "por se tratar de um exercício de resistência, a sua eficácia é mais notória, pois a prática exige muita concentração nos músculos-alvo, principalmente do abdômen, e a execução é muito simples após aprendê-la de forma correta".

Fortalecimento do core

Um dos principais benefícios para quem executa a prancha é o fortalecimento do core – conjunto de músculos localizados na região central do corpo –, o que melhora a estabilidade, o equilíbrio, a postura e a prevenção de lesões. Com a prática, o indivíduo começa a desenvolver resistência muscular. 

“Quanto mais você pratica, mais resistentes e fortes seus músculos ficam. Além disso, como envolve uma grande quantidade de músculos, a prática desse exercício torna as atividades cotidianas mais fáceis de realizar”, destaca Lucas Amoedo.

Outros benefícios

O abdominal prancha é uma prática comum entre praticantes de corridas e musculação, e é um excelente exercício para auxiliar na reabilitação de pacientes com dores e lesões na região da coluna lombar.

“Ele auxilia no fortalecimento dos músculos do abdômen (reto abdominal, transverso abdominal, oblíquos, etc.) e da musculatura profunda da coluna, responsáveis por manter a estabilidade da mesma. Com isso, as chances de um indivíduo desenvolver lesões na coluna lombar ou sentir dores durante ou após praticar outros exercícios, passar horas em pé ou sentado, são menores em praticantes de prancha abdominal”, esclarece Miguel Sangar.

Variações do exercício

O exercício pode ser executado a qualquer momento do dia, seja no conforto de sua casa, em praças, academias fechadas ou ao ar livre. Sangar separou três dicas de variações da prancha para diferentes níveis de condicionamento físico.

“Para iniciantes, a prancha estática convencional com seis apoios (cotovelos, joelhos e pés) e com quatro apoios (cotovelos e pés) são boas opções. Recomenda-se realizar 3 séries de 30 segundos, com frequência de 3 a 4 dias na semana, sempre respeitando um intervalo para descanso entre as séries e os treinos.

Em idosos ou pessoas com limitações de mobilidade, a prancha convencional pode ser utilizada, desde que seja uma prática segura, orientada e supervisionada por um profissional.

Para intermediários e avançados, pranchas laterais, pranchas com 2 e 3 apoios e pranchas dinâmicas, por exemplo, são ótimas opções para ativar ainda mais as outras musculaturas envolvidas, sem deixar de manter a isometria do abdômen. As séries podem ter duração superior a 60 segundos, considerando que são exercícios praticados por indivíduos treinados”. 

Mas, atenção! O personal trainer destaca alguns erros que podem comprometer o exercício. "Deixar de manter a coluna ereta durante a prancha, elevando o quadril, abaixando o quadril e manter os cotovelos afastados além do recomendado são três erros bem comuns ao fazer a prancha", afirma. "Eles podem ser evitados executando o exercício de frente ou de lado para o espelho, observando a postura e realizando os ajustes necessários”.

Esteticamente, a prancha abdominal vai auxiliar na hipertrofia, fazendo surgir o famoso "tanquinho". Em conjunto com uma dieta com déficit calórico, essa musculatura ficará mais evidente com o passar do tempo. Além dos demais benefícios para a saúde citados anteriormente.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por