Proprietária de confeitaria em Manaus, Alê Veloso ganha destaque na cena gastronômica com docinhos de tucumã, açaí, banana frita, castanha e cupuaçu
(Foto: Divulgação)
A gastronomia amazônica é riquíssima, entrelaçando tradição, ingredientes únicos e influências regionais que, juntos, conquistam todo e qualquer paladar. Agora, imagina unir essa variedade ao saboroso e divertido universo dos brigadeiros. Então, a amazonense Alê Veloso, proprietária da Alê Veloso Confeitaria (Avenida Pedro Teixeira, nº 125, Dom Pedro), não somente pensou na ideia, como também a executou - e o resultado final desses docinhos vai te surpreender!
Formada em Direito, mas realizada pela confeitaria (nas palavras da própria Alê), o primeiro contato com o preparo dos doces veio logo na infância. "Quando pequena, uma senhora que trabalhava na casa dos meus pais me ensinou a fazer brigadeiro de Nescau e de côco. Desde então, comecei a produzir para o aniversário do meu irmão, gostava muito de fazer", revelou ao VIDA & ESTILO.
Porém, foi apenas em 2011 que a amazonense teve um "estalo". Ao folhear uma revista, deparou-se com um material sobre a Maria Brigadeiro, de São Paulo, que falava sobre a febre dos brigadeiros gourmet, feitos com o chocolate nobre. "Ali, já comecei a pensar nos [brigadeiros] regionais", recorda-se Alê.
Os primeiros idealizados por ela levavam em sua preparação castanha e banana frita. "As ideias foram vindo muito naturalmente na minha cabeça", disse a empresária. Foi então que, ao apresentá-los à cerimonialista Lena Souza Lima, tudo mudou: "Ela provou e começou a me indicar. Tanto que, até hoje, [a Lena] é minha cliente. Sou muito grata a ela".
Novos sabores
(Foto: Divulgação)
A partir daí, surgiram novos sabores, que, assim como os pioneiros, caíram no paladar do público. Entre os principais, estão: açaí e tucumã, preparados com farinhas de tapioca e do Uarini, respectivamente. "Quando os clientes experimentam, eles ficam muito surpresos pela textura, por ser bem brigadeiro mesmo. [Eles] gostam bastante", revelou a amazonense.
Para alcançar a fórmula perfeita, foi necessário todo um processo. "Estudei e estudo muito, (...) procuro sempre manter a qualidade dos meus produtos. Sou muito curiosa e estou sempre pesquisando novidades, pois acho que temos sempre que nos reinventar", destacou.
"Sou muito grata a todo carinho que os clientes têm comigo. Como empresária, busco sempre entregar o que eu gostaria de receber e comer, ou seja, o melhor. Gosto de coisa boa, perfeita e não vou entregar menos que isso aos meus clientes", acrescentou Alê.
Novidades
A todos que ficaram com água na boca para provar os brigadeiros regionais de Alê Veloso, ela tem uma novidade: no próximo mês, será inaugurada a primeira loja à pronta entrega (atualmente, em seu ateliê, a amazonense só trabalha sob encomenda).
"Procuro sempre frisar que não é somente um doce. Estamos fazendo parte de momentos especiais das pessoas", concluiu.