O velório de Ivan da Silva Guimarães, que morreu nesta terça-feira (4), aos 67 anos, vai ser aberto ao público e realizado a partir das 23h, na sede do Nacional Futebol Clube, no salão de troféu, localizado na rua São Luís, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. O corpo deixará a sede do Nacional às 15h desta quarta-feira (5) e será levado até o cemitério Parque Tarumã (zona Oeste da capital) onde será sepultado.
Ivan estava internado desde o dia 14 de janeiro no hospital Rio Negro e alternava idas e vindas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. O radialista e ex-dirigente de São Raimundo e Nacional marcou época no futebol amazonense principalmente pelo seu trabalho no Tufão da Colina, clube em que Ivan ajudou na construção para a época de ouro com conquistas regionais, estaduais e acesso à Série B do Brasileiro.
Ivan ainda foi diretor de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e dirigiu a Associação dos Cronistas Esportivos do Amazonas (ACREA). Ivan chefiava o departamento de esportes da Radio Rio Mar, pode também era comentarista nas partidas. Ele também trabalhou na antiga Radio Baré.
Despedidas
Nas redes sociais, o São Raimundo – clube pelo qual Ivan teve suas principais conquistas no futebol – emitiu uma nota oficial lamentando o falecimento do seu ex-dirigente.
“A diretoria de futebol do São Raimundo Esporte Clube informa, com muito pesar, o falecimento do ex-diretor Ivan Guimarães. Guimarães, diretor de futebol do clube entre 1996 e 2007, participou ativamente do período áureo do clube, com cinco títulos Estaduais, três Copas Norte e inúmeros sucessos de bilheteria. Desejamos força aos amigos, familiares e ao seu filho, o árbitro e ex-atleta Ivan Guimarães Júnior. Descanse em paz”, lamentou o perfil oficial do São Raimundo.
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) divulgou uma nota de pesar assinada pelo presidente da entidade, Ednailson Rozenha. Confira na íntegra.
Ivan da Silva Guimarães foi o homem que me apresentou ao futebol amazonense. Foi através dele que conheci a essência desse esporte na nossa terra, quando ainda era distribuidor da marca Penalty. Ne época fechei um patrocínio com o São Raimundo, por volta dos anos 2000 ou 2001. Logo após, ele me deu a oportunidade de ter meu primeiro contato direto com o futebol do amazonense e me convidou para organizar a partida entre São Raimundo e São Paulo, pela Copa do Brasil. Naquele dia, o Vivaldão pulsava, tomado pela torcida, em uma festa inesquecível.
Ivan me ensinou muito. Ele me fez enxergar o futebol amazonense com esperança, acreditar no potencial, no crescimento. Hoje, o Amazonas perde não apenas um jornalista, dirigente, desportista e ex-diretor de competições da Federação, mas também um pai dedicado à família. Exemplo disso, é a paixão pelo esporte que refletiu no talento de seu filho, Ivanzinho, um dos melhores árbitros que temos.
A Federação lamenta. Eu lamento. A perda é irreparável, mas o legado que Ivan deixa jamais será apagado. Seu nome está marcado na história do futebol amazonense, em cada conquista, em cada batalha travada pelo crescimento do nosso esporte.
Ivan, o homem que me trouxe para o futebol do Amazonas, que me apresentou esse mundo ao qual dedico minha vida até hoje. Obrigado por tudo, meu grande amigo. Descanse em paz.
O Governador Wilson Lima também lamentou o falecimento de Ivan Guimarães por meio de nota de pesar.
O governador Wilson Lima lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Ivan Guimarães, radialista e ex-dirigente dos clubes São Raimundo e Nacional, na tarde desta terça-feira (04/02), aos 67 anos, em Manaus.
Ivan participou da gestão do Tufão da Colina em um dos períodos mais vitoriosos do clube, entre 1996 e 2007, quando conquistou cinco títulos estaduais, três Copas Norte e o vice-campeonato brasileiro, contribuindo decisivamente para a conquista do apelido de "Rei do Norte".
Além de sua atuação como dirigente, também se destacou como radialista esportivo, levando o futebol a milhares de ouvintes e marcando uma geração com sua paixão e dedicação ao esporte.
Neste momento de dor, o governador Wilson Lima se solidariza aos familiares e amigos de Ivan Guimarães, que deixa um grande legado na comunidade esportiva e seu nome marcado na história do esporte local.
Assuntos
Compartilhar