Edição 109

E começa o Barezão 2025! Confira o calendário da primeira rodada

Manaus, Amazonas, Manauara, RPE Parintins, Princesa do Solimões, São Raimundo, Nacional e Sete são os oito clubes que disputam o título estadual nesta temporada

Dejota
25/01/2025 às 11:42.
Atualizado em 25/01/2025 às 15:50

Troféu do primeiro turno do Barezão 2025 recebe o nome de Arnaldo Santos, um dos nomes mais importantes do jornalismo esportivo amazonense, falecido no dia 6 de janeiro deste ano (Divulgação)

Após 286 dias de espera, o Barezão está de volta! A edição de número 109 do Campeonato Amazonense reúne oito clubes postulantes ao título estadual: Manaus (atual campeão), Amazonas (atual vice), Manauara, RPE Parintins, Princesa do Solimões, São Raimundo, Nacional e Sete (campeão da Série B 2024).

Para o Barezão 2025, algumas mudanças no regulamento foram preparadas pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) - em acordo com os clubes participantes. Confira todos os detalhes para ficar por dentro do sistema de disputa da competição.

Primeiro turno

Os oito clubes foram divididos em dois grupos. No grupo A, estão: Manaus, RPE Parintins, Princesa do Solimões e Sete. No grupo B, estão: Amazonas, Manauara, São Raimundo e Nacional. No primeiro turno, os times do grupo A enfrentam os times do grupo B, totalizando quatro rodadas.

O primeiro colocado de cada grupo avança à semifinal, aguardando o vencedor do play-off disputado em jogo único, entre o 2º e o 3º colocado do mesmo grupo. Ou seja: obrigatoriamente, a final do primeiro turno reunirá uma equipe do grupo A contra uma equipe do grupo B.

No play-off, o segundo colocado possui a vantagem de jogar em casa e de atuar pelo empate. Na fase semifinal, em jogo único, não há vantagem do empate, com o 1º colocado tendo como único benefício o mando de campo. Na final do turno, também em jogo único, a vantagem do mando de campo pertence ao clube finalista com a maior pontuação somada nos quatro jogos da fase de grupos.

Tanto na semifinal quanto na final, em caso de empate, o classificado será definido em disputa por pênaltis. O campeão do primeiro turno garante vagas na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D de 2026, além de conquistar o Troféu Rio Solimões Arnaldo Santos.

Vale destacar que, ao final do primeiro turno, todos os cartões são zerados. Entretanto, se um jogador for punido na última partida do clube no primeiro turno - seja com terceiro amarelo ou vermelho direto -, a suspensão será cumprida no segundo turno.

Segundo turno

Ao contrário da fase anterior, os times se enfrentam dentro do próprio grupo no segundo turno, totalizando três rodadas. Já no play-off, o 2º colocado do grupo A enfrenta o 3º colocado do grupo B (chamado de jogo 34), e o 2º colocado do grupo B enfrenta o 3º colocado do grupo A (chamado de jogo 35). Os segundos colocados possuem a vantagem de jogar em casa e de atuar pelo empate.

Na semifinal, o 1º colocado do grupo A enfrenta o vencedor do jogo 35, e o 1º colocado do grupo B enfrenta o vencedor do jogo 34, com o 1º colocado tendo como único benefício o mando de campo. Na final do turno, também em jogo único, a vantagem do mando de campo pertence ao clube finalista com a melhor colocação dentro de seu próprio grupo.

Entretanto, se os dois finalistas possuírem a mesma posição (Ex: 2º A x 2º B), a pontuação será utilizada como critério de desempate. Persistindo a igualdade, os critérios posteriores são: maior número de vitórias, melhor saldo de gols e maior número de gols marcados.

Tanto na semifinal quanto na final, em caso de empate, o classificado será definido em disputa por pênaltis. O campeão do segundo turno garante vagas na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D de 2026, além de conquistar o Troféu Rio Negro. Se o campeão do segundo turno for o mesmo do primeiro turno, o clube em questão será decretado campeão do Barezão 2025, recebendo o Troféu Encontro das Vidas.

Final Geral

Caso o primeiro turno e o segundo turno sejam conquistados por clubes diferentes, ambos se enfrentam na final geral, disputada em jogo único. De acordo com o regulamento, ‘o local da partida final geral, preferencialmente será realizada no estádio Arena da Amazônia’.

Em caso de empate no tempo normal, o título do Barezão será definido nos pênaltis - assim como ocorreu na temporada anterior.

Informações adicionais

Caso o Amazonas conquiste um dos turnos, a vaga no Campeonato Brasileiro - Série D 2026 será repassada ao terceiro colocado na classificação geral.

O limite para a inscrição de novos jogadores é de um dia antes do primeiro jogo do segundo turno - independente de qual jogo seja.

Mesmo que um jogador inicie o Barezão representando um clube, ele poderá se transferir para uma segunda equipe. Para isso: a transferência precisa ocorrer antes do início da terceira rodada do primeiro turno; e que o jogador em questão não tenha entrado em campo ou tenha levado um cartão nas duas primeiras rodadas.

O último colocado na classificação geral será rebaixado. Caso o clube com menos pontos somados seja campeão de um dos turnos, ele não poderá ser rebaixado, já que automaticamente assumirá, no mínimo, o segundo lugar da classificação geral.

Primeira rodada

Larissa Silva - 25/01 - Sábado - 15:30

Amazonas x Sete


Arena da Am. - 25/01 - Sábado - 19:00

Manaus x Nacional


Colina - 26/01 - Domingo - 15:30

São Raimundo x Parintins


Gilbertão - 26/01 - Domingo - 16:00

Princesa x Manauara

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por