Atleta roraimense, que atua no Internacional-RS, recebeu o reconhecimento após atuar no auxílio à população durante as enchentes no Rio Grande do Sul
As enchentes que devastaram o Sul do Brasil no início deste ano também trouxeram à tona outro tipo de dedicação e entrega dos jogadores que vivem em Porto Alegre. Thiago Maia, meio-campista do Internacional, foi um dos muitos atletas que foram às ruas para ajudar os habitantes da cidade, e seus esforços agora foram reconhecidos com o Prêmio FIFA Fair Play.
Uma das ações do meio-campista, que ganhou o ouro olímpico com o Brasil em 2016, foi registrada em vídeo em vídeo que viralizou. Foi quando ele resgatou uma idosa de um prédio inundado, carregando-a nas costas, enquanto a água corria à altura de seu pescoço.
O gesto gerou enorme repercussão e foi reconhecido pela população brasileira que vai muito além da enorme torcida do Inter. Também valeu a Thiago uma homenagem com a entrega do Prêmio Fair Play da FIFA, uma honra concedida a um jogador, treinador, time, julgado, torcedor ou um grupo de torcedores como forma de reconhecimento por comportamento exemplar de fair play, dentro ou fora de campo.
"Não me considero um herói. Minha mãe e meu pai sempre me ensinaram o amor o próximo, independente do que estejam acontecendo", disse Thiago Maia. "Eu faria tudo de novo".
Como foi definido o vencedor do Prêmio Fair Play da FIFA
O vencedor do prêmio FIFA Fair Play é selecionado por um painel de especialistas que representam a FIFA e as partes interessadas externas do futebol. O prêmio é concedido em reconhecimento ao comportamento honroso de fair play, como;
•Jogar de acordo com as regras e promover as Leis do Jogo;
* e/ou cumprimentos de equipe, adversários, julgados e/ou torcedores;
•e/ou irritado contra a discriminação