Superga 1949: 75 Anos depois, a memória imortal do grande Torino

18/06/2024 às 08:25.
Atualizado em 18/06/2024 às 08:25

Há 75 anos, do outro lado do globo em relação ao nosso Brasileirão, o planeta lamentava a perda de uma das mais destacadas formações de futebol da época. O renomado esquadrão vinho de Turim, popularmente chamado de Grande Torino, foi tragicamente dizimado em um acidente aéreo fatal, ocorrido após um amistoso contra o Benfica em Portugal.7

A “tragédia de Superga” permanece insuperável na memória dos italianos. Como uma cicatriz que marca uma ferida, ela aprofundou ainda mais a ligação entre uma cidade e seu clube. O Torino continuou, mas nunca conseguiu montar um time como aquele de 1949, que enchia os olhos dos torcedores e alimentava o orgulho dos habitantes de Turim.

As conquistas do time “imbatível” Torino

Criado em 1906, o Torino FC assegurou seu título inaugural do Campeonato Italiano na temporada 1927/1928. Uma década e meia depois, durante a Segunda Guerra Mundial, formou sua equipe mais renomada. Capturou o scudetto em 1942/1943 e, apesar da interrupção do torneio devido aos conflitos nas duas temporadas subsequentes, manteve sua supremacia, reinando no país por mais três anos consecutivos: 1946, 1947 e 1948.

Alguns dos principais jogadores que se destacavam nesse período incluíam Valentino Mazzola, um talentoso meio-campista e capitão da equipe, que desempenhava um papel crucial na criação de jogadas e na liderança em campo. Outros jogadores notáveis incluíam Ezio Loik, um atacante habilidoso, e Eusebio Castigliano, um defensor sólido que contribuía para a solidez da equipe.

O Torino parecia viver seus anos dourados, o auge de um clube ainda em formação. Nos tempos de guerra, ver a equipe jogar era um bálsamo para o seu povo em meio ao terrível sofrimento da guerra. Após os títulos convincentes em 1946, 1947 e 1948, o Torino caminhava a passos largos para vencer também em 1949. No dia 30 de abril, o tetracampeão empatou com a Internazionale, assegurando uma vantagem de 4 pontos sobre o time rival. Com apenas quatro rodadas restantes na competição, o Torino encontrava-se em uma posição sólida, pronto para confirmar mais um título.

Entretanto, o que se seguiu a partir daquele dia deixou o campeonato nacional totalmente em segundo plano. O avião que levava o Torino de volta para a Itália, após um amistoso contra o Benfica, de Portugal, não conseguiu pousar e acabou caindo. O acidente vitimou grande parte dos jogadores do time italiano e comoveu o mundo do futebol.

A tragédia de Superga

O dia 4 de maio de 1949 mudou para sempre a história do Torino. A aeronave que levava os jogadores para casa teve problemas para pousar. Devido ao nevoeiro, o avião perdeu altitude e colidiu com o muro da igreja de Superga, situada em uma colina a 15 quilômetros do Aeroporto de Turim. Naquele trágico acidente, dezoito jogadores, entre eles as estrelas Bacigalupo, Ballarin, Rigamonti, Castigliano e Valentino Mazzola (ídolo, artilheiro e capitão da equipe), perderam a vida instantaneamente. Além deles, outras treze pessoas a bordo também faleceram, incluindo membros da comissão técnica, dirigentes, jornalistas e a tripulação.

O país parou para o funeral, e com o receio de um novo acidente, a federação italiana optou por viajar para a Copa de navio. A jornada de duas semanas teve impacto negativo na preparação física da seleção, que acabou sendo eliminada na fase inicial. Embora tenha vencido o Paraguai por 2 a 0, a derrota por 3 a 2 para a Suécia na estreia comprometeu suas chances.

O Torino continua a ser reverenciado até os dias de hoje como uma equipe notável que, infelizmente, não pôde mais encantar o planeta. Por ter feito sucesso em um período em que não havia essa dinâmica de informações, muitas pessoas sequer tiveram conhecimento do quão grande foi essa equipe. Atualmente, em um mundo com internet, portais de notícias dos mais diversos e casas de apostas como a NetBet Brazil divulgando marcas esportivas, um time desses certamente receberia o crédito que merece.

No entanto, quem acompanha e ama o futebol jamais vai deixar a memória do Grande Torino morrer.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por