competição

Superfinal da Copa do Brasil de Flag Football feminino acontece neste fim de semana, em Manaus

No total, 16 equipes das cinco Regiões do País participarão da disputa pelo título nacional

Jéssica Santos
craque@acritica.com
29/11/2024 às 21:58.
Atualizado em 29/11/2024 às 21:58

(Foto: Divulgação)

Como segurar a ansiedade para uma final de campeonato nacional, “em casa”? Essa é a pergunta que a Federação amazonense de Futebol americano e Flag Football (Fefafam) gostaria de saber responder, "mas a expectativa é muito grande”, como diz Moisés Bentes, presidente da Fefafam". “É muito importante para a gente e também é um marco histórico, por ser a primeira vez que esse evento vem para o Norte do País e vindo logo para a capital do Amazonas. Vão ser grandes jogos e a gente está recebendo os dezesseis melhores times do Brasil, com um nível técnico lá em cima. Vai ser um grande evento”, afirma Bentes.

A Superfinal da Copa do Brasil de Flag Football acontece neste sábado e domingo, dias 30 de novembro e 1° de dezembro, das 8h às 17h, no estádio Ismael Benigno (Colina), Zona Oeste de Manaus, com entrada franca, a partir das 7h. 

As 16 equipes participantes, começando pelas equipes da casa, são: Manaus Cavaliers (AM) e Valkyrias Flag Football (AM), Campo Grande Cobrarés (MS), Phoenix (SP), Goiânia Foxes (GO), Desterro Atlantis (SC), Sirius Flag Football (SC), Curitiba Crocodiles (PR), Lions Flag Football (RS), Parnamirim Scorpions (RN), Recife Mariners (PE), Sergipe Atenas (SE), Supernova (SP), North Indians (PA), Remo (PA) e Vasco Almirantes (RJ). 

De acordo com Federação, várias atletas integrantes da Seleção brasileira de Flag estão em Manaus para a disputa da Superfinal, como Gabriela Bank e Amanda Boabaid, do Desterro Atlantis; Ellen Bruna, do Valkyrias, e Taisa Alencar, do Cobrarés.

Ansiedade

Durante a semana, atletas e árbitros de várias Regiões do País foram chegando a Manaus para o Campeonato, e Moisés Bentes também falou sobre a ansiedade e últimos preparativos para a Superfinal: “os preparativos estão a todo vapor, né? A equipe da federação aqui do Amazonas está toda mobilizada, e a equipe de comunicação está toda organizando as transmissões dos jogos nos canais do YouTube; fizemos as marcações do campo e montagem de equipamento; montagem de central de hidratação etc., e a expectativa está a mil”, ressalta. 

Bentes disse ainda que já está no esporte há mais de dez anos, e que este é o primeiro evento realizado por ele em que ele está “realmente nervoso”. Isso porque afirma ter consciência da grande missão que é reunir tantas equipes de todo o País no Amazonas: “estou recebendo o Brasil todo em casa. A responsabilidade é muito grande! Não é só de entregar o evento, mas de representar bem Manaus, representar bem o Amazonas; mostrar para o Brasil todo que temos capacidade de receber grandes eventos esportivos de outras modalidades e que a gente tá sempre empenhado para entregar o melhor para o fomento do esporte como um todo”, destaca.

Prontas para os combates

Para as equipes anfitriãs da Superfinal, competir “em casa” gera muitas emoções, além de, claro, gerar economia financeira, como explica Geovana Oliveira, diretora e quarterback do Cavaliers: “é a realização de um sonho para todas as atletas de Flag de Manaus, não só do Cavs. Os gastos sempre são muitos, por conta da nossa logística para outros Estados, e poder ter uma competição desse nível em casa traz mais empolgação ainda”, ressalta. 

O Cavaliers feminino tem três anos de existência, mas vai participar da sua 2ª edição de Superfinal. No ano passado, a equipe ficou na 12ª colocação. Neste ano, o time está com novas integrantes e novo corpo técnico e, de acordo com Geovana, a equipe está em preparação desde que conquistou a vaga, “muito focadas e com o objetivo de melhorar a colocação no ranking geral da Copa Brasil”, anuncia.

O outro representante do Amazonas na Superfinal é nada menos do que o Valkyrias que foi campeão da competição, em 2022. Segundo o presidente do time, Nazareno Mendonça, a equipe fez uma preparação intensa e disse que “só de ser em casa, já dá um gás bem maior, porque sabemos que vamos com o time completo, coisa que é bem complicado de acontecer quando é no Sudeste ou Centro-Oeste”, explica. Além disso, Nazareno afirma que está confiante: “já sabemos o caminho do título e juntamos com os erros de 2023, e vamos sim fazer um ótimo campeonato, contando com a nossa torcida”, destaca.

O Vasco Almirantes (RJ), equipe atual campeã da competição, chegou a Manaus com a empolgação de “vivenciar essa Super Final histórica”, afirma a jogadora Izabella Marzullo. “Estamos indo com muita garra defender nosso título nacional, mas sabemos que será o maior desafio da nossa carreira esportiva, tanto pelas distâncias quanto pelo clima, mas nos preparamos durante todo o ano para esse momento!”, garante ela.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por