Campeonato nacional

Seleção Amazonense Veterana de Judô conquista seis medalhas em Campeonato Brasileiro em Anápolis-GO

Os Veteranos do judô amazonense estiveram no pódio entre os melhores atletas do Brasil

João Pedro Gomes
craque@acritica.com
26/08/2024 às 19:01.
Atualizado em 26/08/2024 às 19:01

(Foto: Divulgação)

No último domingo (25) aconteceram as últimas lutas do Campeonato Brasileiro de Judô, que foi disputado na cidade de Anápolis-GO. Foram três dias de lutas, das quais iniciaram no dia 23 de agosto e concluíram no dia 25. Nove atletas amazonenses estiveram presentes no evento para representar o estado.

A competição contou com a presença de 405 atletas de todos os estados do país, homens e mulheres, com lutadores de 29 a 80 anos de idade. Os amazonenses estiveram no pódio seis vezes durante as premiações.

Gláucio Mendonça, de 52 anos, foi um dos medalhistas no Campeonato. Ele ficou em terceiro lugar na sua categoria. Gláucio chegou ao torneio como o número um do Ranking Nacional de sua modalidade e permaneceu na liderança após o término das disputas. O Sensei falou sobre a satisfação de ter conquistado mais uma medalha representando a sua região:

“Conquistei a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Veteranos. Com certeza não era a medalha que eu queria, mas foi a que eu mereci. Agradeço o apoio do ‘Meu Chefe Café’, que ajudou com a minha inscrição. Sou grato por toda a torcida de amigos e alunos. Tenho a esperança de que meu exemplo incentive nossos alunos a continuar trilhando o caminho da nobre Arte de ‘Kano Shihan’ (mestre fundador do Judô). Os dedos doíam, a garganta ardia e o pulmão parecia que ia explodir. Mas o coração bate feliz. Seguimos lutando por um estado que merece grandeza e mais amor. Quero que saibam que fiz o que estava ao meu alcance pelo ouro, do outro lado, entretanto, estava também um adversário formidável. Tenho certeza de que será a primeira de muitas outras batalhas. Até lá, dedico a todos os nossos alunos essa singela, porém valorosa conquista”.

Gláucio Mendonça chegou ao torneio como o número um do Ranking Nacional de sua modalidade e permaneceu na liderança após o término das disputas ()

Gláucio concluiu dizendo sobre a dificuldade de lutar nas condições climáticas que se encontra a região do centro-oeste e afirmou estar orgulhoso com a campanha dos amazonenses no campeonato:

“Competição fortíssima, clima muito seco, umidade baixíssima e no último dia, que foi quando lutei, a cidade foi invadida por muita fumaça. Um ar impróprio para qualquer coisa. Tivemos uma reunião e ninguém concordou em cancelar o evento, então lutamos mesmo assim. Ganhei a primeira luta do Rio de Janeiro, cheguei a semifinal contra São Paulo, perdi a luta e decidi a medalha de bronze com o Rio Grande do Sul — que era o atual campeão brasileiro da minha categoria. Não era o resultado que eu queria, mas o importante era pontuar e manter o primeiro lugar do Ranking. Graças a Deus o Amazonas conquistou um ouro, uma prata e quatro bronzes. Agora seguimos orgulhosos e confiantes para Manaus”.

Os medalhistas amazonenses foram: Yuri Narciso (OURO), Eduardo Ribeiro (PRATA), Vanderson Lima (BRONZE), Michell Romayna (BRONZE), Alexandre Leocádio (BRONZE), Gláucio Mendonça (BRONZE). Além deles, o campeonato também contou com a participação honrosa de Fábio Eulálio (5° lugar), Airton Leite (5° lugar) e Ricardo Nascimento (7° lugar).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por