Sem nunca ter vencido o Gavião do Norte em casa, Tufão encara duelo decisivo na última rodada do primeiro turno do Barezão
Como mandante na partida, o São Raimundo vai em busca de sua classificação para a próxima fase do Campeonato Amazonense. A equipe ainda tem chances de passar em primeiro no grupo B (Foto: Paulo Bindá/ A Crítica)
Na última rodada do primeiro turno, o São Raimundo irá receber o Manaus, na tarde de hoje, às 15h30, no estádio Ismael Benigno (Colina), pelo Campeonato Amazonense. Além de brigar pela classificação para a próxima fase do Barezão, o Tufão ainda tem um ‘tabu’ para tentar quebrar contra o Gavião do Norte, o de nunca ter vencido o adversário esmeraldino dentro de sua casa histórica em quase 11 anos de confrontos entre as duas equipes.
Em oito jogos disputados no estádio Ismael Benigno, o Manaus venceu o São Raimundo em quatro oportunidades e empatou os outros quatro jogos. Dentro deste recorte de vitórias, o Gavião do Norte conquistou uma vitória por 1 a 0, na Copa do Brasil de 2022 e aplicou resultados com placares elásticos, como no Campeonato Amazonense de 2017, em que venceu de 3 a 0 e outra por 4 a 0.
Se ampliarmos a discussão para o âmbito geral, o São Raimundo conseguiu apenas duas vitórias em 15 partidas contra o Manaus na história. A última conquistada foi em 2021, na vitória por 2 a 1 na Arena da Amazônia. Já o Gavião Real tem nove triunfos e, ainda conquistou contra o Tufão, o título de campeão amazonense de 2021, com um gol ‘espírita’ do volante Márcio Passos no fim da decisão.
Além de tentar quebrar este tabu na Colina, o São Raimundo ainda briga para garantir sua classificação para a próxima fase do Barezão. Na terceira posição do grupo B, somando cinco pontos, o Tufão poderia estar mais bem posicionado se não tivesse cedido o gol no final do jogo contra o Princesa na última rodada.
Após as saídas dos meias Lucas Mota e Ryan Athirson, além dos atacantes Weverton, Gabriel Argentino e Diego Vitor – este último emprestado ao Pinheiro-MA – o São Raimundo já deve contar com pelo menos um dos seus reforços anunciados na sexta-feira, o centroavante Maykon Rangel e o meia João Vittor.
Desde o início do campeonato, o técnico Marinho ainda não repetiu a escalação e tem montado suas formações base no 3-5-2. Com isso, o técnico deve mandar a campo o seguinte time: Douglas; Eric, Varane (Elielton) e Patrício; Yuri, Tiago Amazonense, Esdras e Severo; Leozinho (Guilherme) e Rafinha.
No meio de semana, o Manaus conseguiu confirmar a sua classificação para as quartas de final da Copa Verde, ao vencer o Águia de Marabá pelo placar de 3 a 2. Virando a chave para o Campeonato Amazonense, o Gavião já tem assegurada a sua participação pelo menos nos playoffs da segunda fase. Porém, vencendo o São Raimundo neste domingo, a equipe do técnico Júlio César Nunes garante vaga direta na semifinal do certame estadual.
“O grupo sabe que vamos precisar rodar. São jogos muito intensos, tanto no Estadual como na Copa Verde. Um jogo assim tem um desgaste emocional e precisamos rodar o elenco. Mas é bom que os jogadores que estão entrando, estão jogando bem e isso nos dá tranquilidade para quando a oportunidade chegar para eles, sabendo que poderão dar conta do recado”, destacou o técnico do Gavião.
Com apenas uma pista de que pode rodar o elenco após a classificação na Copa Verde, o Manaus tem mantido uma base nesses quatro jogos da temporada, fazendo poucas alterações e usando um 4-3-3 como estrutura inicial. Para o jogo contra o São Raimundo, Caio Hila deve ser o titular na posição, já que não jogou neste meio de semana na Copa Verde por estar suspenso. Com problema no siso, Denzel segue como dúvida.
Caso não faça grandes mudanças, a equipe que deve começar contra o São Raimundo é a seguinte: Gustavo; Caio Hila, Jefferson, Erik Henrique e Miliano; Zé Augusto, Bombado e Palmares; Vitinho, Renanzinho e Joel. Victor Lima e Gabriel Masson entraram muito bem contra o Águia e podem pintar na equipe titular.