Meio-campista e atacante foram emprestados ao GFK Tikves equipe da primeira divisão da Macedônia do Norte e devem estrear pelo novo clube em fevereiro, após a pausa de inverno
Atacante Luan Santos deixa o Amazonas rumo ao GFK Tikves, da Macedônia do Norte (Foto: Jeiza Russo)
Robertinho e Luan Santos não fazem mais parte do elenco do Amazonas FC para a atual temporada. O volante e o atacante tiveram seus empréstimos oficializados pelo GFK Tikves, equipe da primeira divisão da Macedônia do Norte. Ambos foram apresentados na manhã desta quinta-feira (11) e se juntam ao clube que ocupa a sexta posição da Primeira Liga da Macedônia.
Pelo Amazonas, os dois jogadores fizeram história ao se tornarem campeões brasileiros da Série C do ano passado. Com um laço importante construído no clube, cada escreveu uma bela história em solo amazonense.
Luan Santos chegou no início de 2023 vindo da Portuguesa carioca. No início da temporada passada foi o grande comandante do ataque aurinegro no Barezão, marcando seis gols, incluindo o tento do título inédito estadual da Onça-Pintada. Mesmo com a chegada de Sassá, o atacante de 31 anos se manteve entre os mais utilizados do grupo e fechou a temporada como vice-artilheiro.
Já Robertinho tem uma história um pouco mais longa com a camisa aurinegra. O volante de 27 anos chegou ao clube para a disputa do Barezão e da Série D de 2022 vindo do América-RN. Naquela temporada o meio-campista atuou em 31 oportunidades e, embora não tenha marcado nenhum gol, foi um dos líderes em desarmes da temporada e foi peça importante no histórico acesso do clube à Série C do Brasileirão.
Contudo, na temporada a regularidade do jogador ficou comprometida por uma grave lesão. Emprestado pelo Amazonas ao Joinville para a disputa do Campeonato Catarinense, o volante sofreu uma fratura na fíbula e o rompimento total dos ligamentos no tornozelo esquerdo. Devolvido ao Amazonas, o jogador esperou mais de cinco meses para voltar a treinar, totalizando pouco mais de seis meses para atuar em uma partida oficial, e não conseguiu a regularidade da temporada anterior.
Em conversa com A CRÍTICA, Robertinho demonstrou sentimento de gratidão pelo Amazonas. Para ele, a chegada para defender a Onça-Pintada foi um divisor de águas na carreira e portanto, um dos principais motivos de chegar à Europa.
Robertinho é outro que deixa o Amazonas FC para jogar na Europa (Foto: João Normando)
Robertinho é outro que deixa o Amazonas FC para jogar na Europa (Foto: João Normando)
O primeiro desafio para a dupla ex-Amazonas é a adaptação e para o volante, a ida com um companheiro de equipe pode fazer toda a diferença na aclimatação ao novo país.
Robertinho e Luan só devem estrear em fevereiro, quando a Liga da Macedônia retoma após a pausa de inverno. O próximo compromisso do clube será contra o FK Bregalnica Štip, duelo em que os jogadores já devem estar aptos para jogar.