Relembre a trajetória do Palmeiras até o título da Libertadores 2021

25/06/2024 às 10:48.
Atualizado em 25/06/2024 às 10:48

Relembre como se desenrolou a trajetória do Palmeiras dentro da Copa Libertadores da América de 2021, que terminou com o título da equipe. São poucos os times que podem afirmar que são tricampeões da competição mais importante de todo o continente. Mas, para a alegria dos adeptos alviverdes, seu clube do coração é um desses. Diferente de outras instituições que acabaram se destacando em um passado longínquo, porém, o Porco conseguiu algumas de suas glórias nessa década. 

Na temporada em questão, inclusive, o Verdão teve a competência de conquistar a sua segunda taça continental em dois anos, o que também acabou sendo um feito bem impressionante. Por esses e outros motivos, o título em questão é tão importante para o moral dos palestrinos, que podem se orgulhar bastante daquilo adquirido dentro de campo, ainda mais com a trajetória que foi vista. 

Naquela edição, a trajetória alviverde começou encabeçando o Grupo A. Na ocasião, todo o favoritismo se confirmou, com a equipe paulista arrecadando impressionantes 15 pontos em apenas seis partidas. Defensa y Justicia, da Argentina, Independiente Del Valle, do Equador, e Universitário, do Peru, foram os clubes que ficaram atrás do Palmeiras dentro do grupo. A campanha foi suficiente para que a equipe ficasse em segundo na classificação geral dos classificados, atrás apenas do Atlético Mineiro, mas não por muito tempo. 

Palmeiras dizimou brasileiros 

Na fase de grupos, a vantagem era grande, o que não se repetiu durante todas as fases eliminatórias. Isso porque, com um dos caminhos mais difíceis até a taça, o Palestra ficou marcado por ter derrubado três equipes brasileiras dentro de uma só edição da Copa Libertadores da América. Assim que derrubou o Universidad Católica, do Chile, com duas vitórias em dois jogos, nas oitavas de final, o time paulista não saiu mais do cenário nacional. 

Nas próprias quartas de final, inclusive, um grande clássico apareceu, com o Palmeiras precisando enfrentar o São Paulo. Com um empate em 1 a 1 na primeira partida, a vitória por 3 a 0 em casa fez com que os comandados de Abel Ferreira continuassem na briga pela taça, despachando os tricolores. 

Sendo assim, o Verdão avançou para encarar o Atlético Mineiro, dono da melhor campanha da fase de grupos, fazendo com que precisasse jogar a decisão fora. Essa situação, no entanto, acabou ajudando bastante. Com um empate sem gols em casa e um empate em 1 a 1 nos domínios do adversário, o Porco chegou na decisão por conta do critério de desempate de "gols fora", que foi retirado da competição posteriormente. 

Final emocionante contra o Flamengo 

A final envolveu as então duas últimas equipes campeãs da Copa Libertadores da América, dando um gostinho ainda maior. O adversário foi o Flamengo, reacendendo também uma grande rivalidade que se dava dentro do cenário brasileiro e fazendo com que o Palmeiras arrecadasse uma verdadeira fortuna.

Em jogo único, realizado no Estádio Centenário, Montevidéu, no Uruguai, o Palmeiras contou com o brilho dos seus atletas para chegar ao topo. Primeiro, logo no começo do jogo, Raphael Veiga foi o responsável por abrir o placar. Sendo assim, nem mesmo o empate de Gabriel Barbosa acabou com a festa. Isso porque Deyverson, aproveitando falha da defesa, marcou mais uma vez, levando os torcedores ao delírio e ao tricampeonato da Libertadores, entrando para a história da Sociedade Esportiva Palmeiras e ainda rendendo muitas provocações para o lado rubro-negro desde então.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por