Duelo acontece neste domingo, em Manacapuru, e marca o início da busca pelos primeiros três pontos no Campeonato Amazonense
O técnico Mastrillo Veiga disse que a equipe teve menos de um mês para se preparar para o Barezão (Thiago Lemos/ Princesa do Solimões)
Princesa do Solimões e Manauara irão medir suas forças no domingo, às 16h (horário de Manaus), no estádio Gilbertão, em Manacapuru, pela primeira rodada do Barezão. As duas equipes chegam ao campeonato com diferenças nos investimentos para a montagem dos seus elencos e também no período de treinamentos que tiveram para a competição, mas ambas afirmam que vêm com muita sede de vitória e dos três primeiros pontos no Amazonense.
O técnico Mastrillo Veiga, que comanda o Princesa nesta temporada de 2025, disse que a equipe teve menos de um mês para se preparar para o Barezão. O Manauara, por sua vez, organizou-se desde cedo e iniciou a preparação dos jogadores desde o início de dezembro de 2024.
Outra diferença entre os times é em relação ao elenco. O Manauara investiu em manter cerca de metade do time, 14 dos 26 jogadores, mas também trouxe atletas que se destacaram em 2024 e estavam atuando em times pelo Brasil e até no exterior, como o zagueiro Ryan, vindo do Sports Club Sagamihara, do Japão. Já o Princesa vem com elenco renovado, tendo mantido o contrato de somente dois jogadores, Eric e Walter, enquanto a maior parte da equipe é formada por jovens atletas vindos de clubes do Nordeste e do Sudeste.
Na apresentação do Princesa, feita no dia 10 de janeiro, o presidente do time, Lázaro D´Ângelo, falou sobre a equipe formada para 2025, deixando claro que o Tubarão do Norte vem para competir de igual para igual, independente das diferenças estruturais em relação a outros times do campeonato:
O Presidente do Manauara, Paulo Victor, disse que a decisão de manter boa parte do elenco do ano passado para este ano foi tomada com base no aprendizado que tiveram na temporada passada: “sabíamos a qualidade do elenco que tínhamos e a necessidade de darmos continuidade ao trabalho”. Além disso, o presidente disse que os atletas vindos de fora do Estado foram escolhidos a dedo, com muita pesquisa e observação feita pela direção do clube, durante todo o ano, mas deixa claro que não há um ou outro jogador mais importante: “nossa estrela são nossos 26 jogadores”.
Já o vice-presidente do Manauara, Marcus Paulo, falou que o Manauara tem o compromisso de mostrar bom desempenho em campo, visto que “poucos times têm a condição que está dando o Manauara (ao elenco), e disse que isso “motiva e aumenta a responsabilidade” da equipe, e garantiu: “podem ter certeza de que não vai faltar trabalho nem dedicação para o Manauara conseguir alcançar os seus objetivos”.
Na mesma linha de pensamento, o técnico do Princesa falou sobre o jogo contra o Manauara, dizendo que respeita a equipe, que será um jogo difícil, mas que o Princesa “jamais vai temer qualquer adversário”. Disse ainda que “o jogo é difícil, mas não é impossível” e que, a favor do Tubarão, a torcida no Gilbertão fará a diferença.
Por sua vez, Marcelo Vilar, técnico do Manauara, disse nesta semana que o time vem para “brigar pelo título”, considerando o investimento feito pelo time. Na apresentação da equipe, no dia 19 de dezembro, ele também falou sobre a vantagem que o time teve de poder começar a pré-temporada cedo, para fazer uma boa preparação física dos jogadores, e de como foi importante também a equipe ter metade do time formada por jogadores remanescentes, ficando mais fácil trabalhar uma equipe que já se conhece e que tem entrosamento.
O Manauara organizou-se desde cedo e iniciou a preparação dos jogadores desde o início de dezembro de 2024 (Laiza Balieiro/Manauara EC)
No dia 11 de janeiro, o Manauara venceu o Manaus por 3 a 1; e antes, havia vencido o São Raimundo por 3 a 0 e o Sete FC por 10 a 0. O Princesa, por sua vez, empatou com o Manaus em 1 a 1, no último dia 18.
Em 2024, Manauara e Princesa se enfrentaram duas vezes, pelo Campeonato brasileiro - Série D. Em maio, o Manauara derrotou o Princesa, de virada, por 3 a 1, e em junho, os dois times empataram em 0 a 0.
No Barezão do ano passado, Manauara e Princesa foram eliminados nas quartas-de-final do 1° turno. Nessa fase, o Manauara perdeu para o São Raimundo por 2 a 1, enquanto o Princesa foi derrotado pelo Parintins por 3 a 0. Já no 2° turno, o Manauara chegou às semifinais, mas foi derrotado pelo Parintins FC, pelo placar de 1 a 0. O Princesa, por sua vez, ficou novamente nas quartas-de-final, derrotado pelo Unidos do Alvorada, pelo placar de 4 a 1.