No próximo dia 19 (quarta-feira), o Manaus visita o Independência-AC, em sua estreia no certame nacional
Luis Mitoso, presidente de honra do Manaus FC (Foto: Paulo Bindá)
Com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmando os dias, horários e locais para os jogos da primeira fase da Copa do Brasil, o Manaus já colocou em seu calendário o seu próximo desafio na competição nacional mais democrática do Brasil. Indo para a sua 7ª participação, o Manaus irá visitar o Independência-AC, na quarta-feira (19), às 20h (de Manaus), na Arena da Floresta, em Rio Branco. Já fazendo uma projeção sobre o duelo, o presidente de honra do Gavião, Luis Mitoso, fez a seguinte colocação.
“A Copa do Brasil é bem diferente, dito por todos os clubes e jornalistas como uma Copa democrática. E como democrática que é, e com apenas um jogo para definir o avanço de fases, ela impõe um jogo de vida ou morte. E não tem essa de clube de Série A ou Série B, ou sem divisão, pois todos encontram jogos difíceis, a própria história da competição mostra isso. Já tivemos clubes de primeira divisão perdendo para outros de séries abaixo, então isso mostra a democracia da competição onde qualquer um pode surpreender”, destacou Mitoso.
Para esta temporada, a CBF mudou o regulamento. Se antes o time mais bem ranqueado tinha a vantagem de jogar pelo empate para se classificar, agora o resultado igual leva o confronto diretamente para os pênaltis. E sobre esta alteração, o presidente de honra do Gavião destacou o aumento de dificuldade para as equipes que visitam os times mandantes nesta primeira fase da Copa do Brasil.
“Já era difícil com a vantagem do empate, agora sem a vantagem e indo para os pênaltis, sabemos que pênaltis é loteria. Tem dia que dar tudo certo para os atacantes, assim como tem dias que dar tudo certo para os goleiros, então é uma grande loteria. Sobre o nosso adversário, sabemos que por tudo isso que foi dito será um jogo muito difícil, vida ou morte, ainda mais por se tratar de um confronto de jogo único”, concluiu Mitoso.
Com Copa Verde e Campeonato Amazonense para disputar, o Manaus precisa administrar o seu curto grupo para conseguir avançar em todas as competições. Na semifinal do primeiro turno do Barezão, a equipe esmeraldina aguarda o vencedor de Parintins e Princesa, que se enfrentam neste domingo. Já pela Copa Verde, o Gavião já tem compromisso nesta quinta-feira (13), quando irá enfrentar o Paysandu, na Curuzu, pelo jogo de ida das quartas de final competição regional.
Nas seis vezes em que participou da Copa do Brasil, o Manaus conseguiu avançar para a segunda fase em três oportunidades, nas temporadas: 2020, 2021 e 2022. Entretanto, o Gavião do Norte jamais avançou para além disto, pois nas três vezes que jogou a segunda fase, em todas o Manaus acabou jogando a partida única como visitante e em todas acabou derrotado: São Paulo (2022), Bahia (2021) e Brasil de Pelotas (2020). Caso avance nesta temporada, o Gavião irá encarar, fora de casa, Tocantinópolis-TO ou Atlético-MG.
2018: Manaus 2x2 CSA
2019: Manaus 1x1 Vila Nova
2020: Manaus 1x0 Coritiba
2021: Jaraguá 1x4 Manaus
2022: São Raimundo 0x1 Manaus
2023: Camboriú 1x0 Manaus
2024: Não participou