alto rendimento

Preparador aplica ciência do Levantamento de Peso Olímpico para potencializar atletas do AM

Para adaptar a preparação às diferentes modalidades, Thiago destaca que o primeiro passo é a análise biomecânica e o entendimento profundo das exigências do esporte

Jéssica Santos
27/09/2026 às 12:01.
Atualizado em 27/09/2026 às 12:01

Embora atue como personal trainer, Thiago dedica de 3 a 4 horas diárias como preparador físico de atletas de alto rendimento voluntariamente (Foto: Divulgação)

O preparador físico Thiago Bindá, de 28 anos, é o nome por trás do desempenho de atletas amazonenses que têm se destacado em cenários nacionais e internacionais. Sua atuação abrange modalidades como atletismo, Levantamento de Peso Olímpico (LPO), flag football e ginástica rítmica. Como principal diferencial, Thiago aplica as técnicas do LPO para otimizar o trabalho de força e potência, gerando resultados expressivos com seus atletas.

"A escassez de conhecimento no estado sobre como aplicar o Levantamento de Peso Olímpico ao treinamento de diferentes modalidades é o que tem feito meu trabalho se destacar", pontua Thiago.

Embora atue como personal trainer para seu sustento, Thiago dedica de 3 a 4 horas diárias como preparador físico de atletas de alto rendimento voluntariamente, sem remuneração, investindo diretamente no desenvolvimento do esporte local.

"Trabalho voluntariamente há muito tempo com esses atletas, sem vínculo com órgãos públicos. Faço isso porque gosto de ensinar e de ver a evolução deles", revela o profissional, que atua na área desde os 18 anos.

Entre os nomes sob sua preparação estão referências como o atleta olímpico Pedro Nunes, os campeões brasileiros Matheus Borges e Samara Macena (todos do atletismo); os campeões nacionais de halterofilismo Davi dos Santos e Luanne Ramos (também campeã sul-americana); André Corrêa, único amazonense na seleção brasileira de flag football; e Asheley Braga, da ginástica rítmica.

Para Thiago, a convivência com o esporte de alto rendimento trouxe lições que vão além da técnica: "pessoas têm dias bons e ruins. A principal lição é aprender constantemente a gerenciar essas oscilações e lidar com cada indivíduo".

De atleta a treinador

A paixão de Thiago pelo alto rendimento começou antes da graduação em Educação Física, quando competia no atletismo na prova de lançamento do martelo. Na época, convivendo com lesões frequentes e treinando sem orientação adequada, começou a pesquisar por conta própria para entender os limites do próprio corpo, curiosidade que o levou à faculdade.

Mais tarde, migrou para o halterofilismo. Sua transição para se tornar uma referência em Manaus envolveu não apenas a formação acadêmica, mas também a mentoria com treinadores experientes e o estudo autônomo.

"Já usávamos o levantamento de peso no atletismo, mas de forma empírica, sem o refinamento técnico. Quando dominei as fases do levantamento, passei a adequá-lo ao atletismo, ajustando volume e intensidade", explica.

Metodologia e individualidade

Para adaptar a preparação às diferentes modalidades, Thiago destaca que o primeiro passo é a análise biomecânica e o entendimento profundo das exigências do esporte. O passo seguinte é a individualização do treino e o alinhamento com o técnico principal da modalidade.

"Para o Pedro Nunes, por exemplo, preciso buscar alternativas anuais para que ele evolua sem sobrecarregar a estrutura física, pois ele está sempre no limite do alto rendimento. Já para o André Corrêa, que também busca vaga olímpica, o desafio envolve otimizar o tempo e adequar os horários à sua rotina como pai e esposo", detalha.

O LPO como ferramenta de transferência de força

Especialista em LPO credenciado pelo MEC, o preparador destaca a modalidade como o pilar de sua metodologia devido à geração de potência e ao padrão de movimento.

"O grande diferencial do LPO são os movimentos extremamente explosivos. Quase todas as modalidades esportivas compartilham a tríplice extensão, de tornozelo, joelho e quadril, e o LPO é uma das poucas formas de trabalhar esse padrão com sobrecarga. Ele funciona como uma ferramenta direta de transferência de força. Por dominar a técnica, consigo aplicar essa metodologia de forma segura e eficiente no Estado", afirma.

Desafios e projeção para o futuro

Dividido entre a rotina de trabalho para garantir o sustento familiar e as horas dedicadas aos treinos, Thiago enfrenta a limitação de tempo como seu principal obstáculo.

"Não viver exclusivamente do esporte é uma dificuldade. É preciso amar muito o que se faz para continuar evoluindo dentro das condições possíveis. Há momentos de frustração e dias de grande satisfação, mas a busca por melhoria é contínua", desabafa.

Projetando os próximos passos, o preparador físico almeja palcos ainda maiores: "quero continuar garantindo que meus atletas alcancem o rendimento máximo e, no futuro, integrar comissões técnicas em Jogos Olímpicos".

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por