Na Arena da Amazônia, participaram da peneira 15 núcleos do projeto socioesportivo do Governo do Amazonas
O Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), em parceria com o Amazonas Futebol Clube, promoveu seletiva com 493 atletas (Foto: Mauro Neto/Faar)
Neste sábado (12), o Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), em parceria com o Amazonas Futebol Clube, promoveu seletiva com 493 atletas nas categorias masculino e feminino que fazem parte dos núcleos do programa na capital amazonense. O principal objetivo da atividade foi revelar jogadores em potencial para compor as categorias de base da Onça-pintada.
“Estamos buscando mão-de-obra local e observamos que existem atletas em potencial que precisam ser inseridos no cenário esportivo. Sabemos que essa peneira é uma oportunidade que o Amazonas está proporcionando a esses jogadores com a integração do Projeto Pelci com futebol profissional na prática esportiva”, destacou o presidente aurinegro, Weslley Couto.
O projeto Pelci atende 21 núcleos na capital e mais cinco polos no interior. Com aproximadamente 10 mil atletas, é considerado o maior projeto socioesportivo do Brasil. Em busca de novos talentos para fortalecer sua categoria de base, o Amazonas realizou, pela primeira, peneira com os atletas do projeto.
O projeto Pelci atende 21 núcleos na capital e mais cinco polos no interior
"Por determinação do governador Wilson Lima, o projeto busca o alto rendimento na base, por isso, hoje estamos realizando essa peneira em parceria com o Amazonas, que busca atletas para trabalhar sua base em 2023. Hoje é uma grande oportunidade para esses adolescentes", destacou o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Oliveira.
Tanto no masculino quanto no feminino, a peneira que foi realizada com jovens das categorias sub-15, sub-17 e sub-19. O aluno Maciel Victor, do núcleo do Prosamim Santo Agostinho, realizou o sonho de jogar em um dos palcos da Copa do Mundo de 2014. "Estou muito feliz de receber essa oportunidade. Tenho muita vontade de ser um atleta profissional e graças ao Pelci, além de participar dessa peneira, estou realizando meu sonho de jogar, aqui", ressaltou.
O técnico Rafael Lacerda, comandante da Onça-pintada no inédito acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, esteve presente no evento e avaliou os jovens atletas
Com a presença do técnico Rafael Lacerda, comandante da Onça-pintada no inédito acesso à Série C do Campeonato Brasileiro neste ano, cerca de 30 jovens chamaram a atenção dos observadores do clube presentes na seletiva. Agora, os profissionais irão acompanhar as atividades realizadas nos núcleos do projeto para dar prosseguimento na avaliação dos atletas.