Amazonense do lançamento de dardo estreia em Jogos Pan-Americanos adulto e além da medalha, mira em vaga para Paris 2024
Pedro é o único representante do Amazonas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. (CBat)
A espera acabou. O amazonense Pedro Nunes entra em ação nos Jogos Pan-Americanos do Chile 2023 a partir das 18h50 (horário de Manaus). O campeão brasileiro no lançamento de dardo inicia a busca por vaga nos jogos olímpicos de Paris em 2024.
A prova terá transmissão do Canal Olímpico, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Youtube. Esta será a estreia do atleta em Jogos Pan-Americanos adultos.
Pedro Nunes é o atual recordista brasileiro com a marca de 83m89 (CBat)
Nascido em Manaus e radicado em Parintins (distante a 369 km de Manaus), Pedro Nunes é o atual recordista brasileiro com a marca de 83m89, estabelecida no Grande Prêmio do Brasil em maio de 2023, além de ter sido ouro no Torneio Internacional Loterias Caixas e campeão Sul-Americano e, agora, está a 1 metro e 61 cm da vaga de Paris em 2024.
Em competições internacionais, o atleta tem uma medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Adulto, disputado em Guayaquil, no Equador, em 2021.
Ele tem a prata também no Ibero-Americano de La Núcia, na Espanha, em 2022, e ouro no Pan-Americano Sub-20, disputado em Trujillo, no Peru, em 2017.
Pedro é o único representante do Amazonas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em Lima, 2019, Daniel Alves, no Wrestling, e Graziela Paulino, do tiro com arco, representaram o estado na competição.
Além de Pedro Nunes, a treinadora Margareth Bahia também integra a delegação (Divulgação)
Há duas alternativas para alcançar a vaga. A primeira forma é alcançar o índice olímpico de 85m50 estabelecido pela federação mundial de atletismo. Já a segunda opção, é pontuar em competições importantes no ciclo olímpico.
O bicampeão Pan-Americano, o velocista Sandro Viana revela o sentimento de ver outro atleta amazonense no torneio. Em 2007 e 2011, o medalhista olímpico foi ouro em duas oportunidades nos 4x100 metros rasos, no Rio de Janeiro e Guadalajara, respectivamente.
Viana participou na mesma época que Alexon Maximiliano subiu ao pódio para ganhar a medalha de bronze, ficando atrás apenas do cubano Guillermo Martínez e do americano Mike Hazle, no Rio de Janeiro em 2007 no lançamento de dardo, a mesma prova que Pedro disputará neste sábado.