O amazonense é recordista brasileiro na modalidade e atual campeão sul-americano
Pedro Nunes participa do Mundial de Atletismo, em Budapeste (Fotos: Wagner Carmo / CBAt)
O atleta Pedro Nunes (Endurance Sports) irá em busca de uma vaga na final do lançamento de dardo, nesta sexta-feira (25), a partir das 4h10 (de Manaus), no Mundial de Atletismo que acontece em Budapeste, na Hungria. O amazonense é o 13º no ranking mundial e encontra-se no grupo A ao lado de outros 17 atletas. Ao todo, a fase classificatória conta com 37 lançadores e apenas 12 irão avançar para a decisão que acontece no domingo.
Na temporada, Pedro conseguiu lançar 83.89 metros em maio o que lhe rendeu o recorde brasileiro no lançamento de dardo, superando os 83.67 metros de Júlio César de Miranda atingida em 2015. O manauara radicado em Parintins também conquistou o Troféu Brasil Interclubes ao fazer 82.77 metros e garantiu sua vaga em Budapeste com a medalha de ouro no Sul-Americano ao lançar 80.26 metros.
A marca de 83.89 metros conquistada em maio ficou por várias semanas entre as 10 melhores de 2023. Entre os 37 atletas que estão na disputa do Mundial, o número alcançado por Pedro fica atrás de 14 destes competidores. Buscando uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, que irá acontecer em Paris, Pedro está há 1.61 metros para cravar o índice olímpico estipulado pela World Athletics.
O Campeonato Mundial de Atletismo é a principal competição da temporada no calendário esportivo dos esportes olímpicos. Com a presença de mais de 2 mil atletas vindos de 202 países diferentes, o certame internacional já se encontra em seu sexto dia de competições e terá o seu desfecho no dia 27 de agosto. A competição em Budapeste iniciou no dia 19 deste mês.