segue o líder!

No duelo entre líderes, RPE Parintins derrota Manaus FC por 1 a 0 e se mantém invicto

Clubes aguardam pelo jogo entre São Raimundo e Amazonas para definirem colocação final; Gol foi marcado por Lucas Sibito

Deyvid Jhonatan
dejota@acritica.com
06/02/2024 às 20:10.
Atualizado em 06/02/2024 às 20:10

Com vitória sobre o Manaus FC, Tourão chega 11 pontos (Foto: Chicão P. Marques / RPE Parintins)

O Tourão é forte, é líder! Pela última rodada da fase de grupos do primeiro turno, o RPE Parintins desafiou o Manaus FC no estádio Carlos Zamith e, com gol de Lucas Sibito, manteve a invencibilidade no Barezão 2024. O placar de 1 a 0 fora de casa manteve a equipe na liderança do grupo B, agora com 11 pontos, enquanto que o Gavião conheceu sua primeira derrota no torneio, permanecendo na liderança do grupo A com 8 pontos.

Tanto o RPE Parintins quanto o Manaus FC agora aguardam pela partida entre São Raimundo e Amazonas, que acontece nesta quarta-feira (7), às 15h30, no estádio da Colina. Se o Tufão da Colina não vencer por 3 gols de diferença, a liderança do grupo B fica com o Tourão. Por outro lado, se a Onça-Pintada não vencer, a liderança do grupo A fica com o Gavião.

Primeiro tempo

Apesar do jogo reunir os líderes de cada grupo, o primeiro tempo de Parintins e Manaus deixou a desejar, com as primeiras finalizações contra a meta adversária surgindo em cobranças de falta. Aos 16, Állefe cobrou falta em favor do Parintins pelo lado esquerdo, mas a bola que viajou por cima da barreira parou nas mãos do goleiro Waldson.

Aos 29, Renanzinho cobrou falta de longa distância, a bola bateu em Marcelo Costa e sobrou para Denis, que pelo lado direito da grande área, acabou chutando para fora. Eis que aos 37, Juninho Rosa se lesionou e o técnico Maurinho Fonseca colocou Léo Itaperuna em campo, um dos responsáveis pela jogada que ocasionou o único gol do confronto.

Aos 41, Gabriel Henrique avançou da esquerda para o meio, deixando três marcadores do Manaus para trás e tocando a bola para Léo Itaperuna. O camisa 9 recebeu a bola, invadiu a grande área e finalizou, com Waldson cedendo rebote. A sobra acabou chegando até Lucas Sibito, que de frente para o gol, só teve o trabalho de completar para o fundo da rede.

Aos 48, o Manaus quase conseguiu o empate com Ibiapino. Em escanteio cobrado por Miliano, a bola viajou com precisão até a cabeça do camisa 9, que nem precisou de muito impulso na hora de testar. No entanto, o atacante acabou mandando uma grande chance por cima da meta do goleiro Robert.

Segundo tempo

Para a etapa final, o técnico Aderbal Lana colocou Adenilson no lugar de Gharib - jogador que foi bastante criticado pela torcida do Manaus durante o primeiro tempo. Querendo resolver a situação desconfortável logo de cara, Renanzinho arriscou de fora da área antes do primeiro minuto ser completado, mandando a bola pelo lado direito do gol.

Aos 4, Renanzinho avançou com a bola pela esquerda e tocou para Ibiapino finalizar. Mesmo livre de marcação, o atacante mandou a bola por cima, desperdiçando chance clara de empatar o jogo. Na única jogada de perigo do Parintins, aos 25, Állefe fez bela jogada individual e tocou na medida para Lucas Sibito, mas na hora de finalizar no canto direito de Waldson, o camisa 11 não pegou bem na bola, perdendo a chance de ampliar.

O Manaus seguiu pressionando em busca do empate, produzindo mais duas chances claras nos minutos finais. A primeira foi aos 44, em cruzamento pela direita, que Adenilson tentou cabecear na direção do gol, mas acabou acertando a cabeça de Marcelo Costa. E com 10 minutos de acréscimo, a última chance veio aos 53, quando Renanzinho cruzou pela esquerda e mandou a bola para Lúcio Maranhão, mas o centroavante, quase na risca da pequena área, mandou por cima.

Pós-jogo

Após a primeira derrota do Manaus no Barezão 2024, Aderbal Lana falou sobre o desempenho de seus comandados diante do Parintins. Além disso, o técnico esmeraldino ressaltou que a equipe segue com dificuldade em relação ao número de atletas, já que uma parte considerável dos jogadores está no departamento médico.

“O primeiro tempo foi mais ou menos igual. O Parintins saiu na frente e, no segundo tempo, tivemos o domínio do campo, mas erramos demais. Foram passes errados, cruzamentos errados, perdemos um gol com o Ibiapino em uma jogada clara, perdemos uma no final com o (Lúcio) Maranhão, mas foi um jogo igual. A gente está passando por um momento ruim, você ganha um jogo, empata outro, perde outro e agora é sair para o mata-mata e ver o que conseguimos recuperar para a próxima partida”, explica.

Por outro lado, o Parintins vive um momento especial. Com o gol marcado nesta terça, o Tourão lidera todas as estatísticas: maior número de pontos (11), melhor ataque (7) e melhor defesa (2). Técnico da equipe, Maurinho Fonseca mantém os pés no chão, mas se mostra satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado pelos seus comandados.

“O campeonato é muito parelho. Com tudo o que nós buscamos de informação antes da competição, sabíamos que todos os jogos seriam equilibrados. Estou muito feliz com a campanha bem feita, mas não tem nada ganho ainda e agora vai começar o mata-mata, que é outra competição. Hoje mudei praticamente metade da equipe e, quem entrou, entrou com o mesmo ritmo que os demais”, declara.

FICHA TÉCNICA

Manaus FC 0x1 RPE Parintins

Manaus: Waldson, Luiz Fernando, Gutierrez, Wendel, Miliano, Edson Magal (Jean, 17'/2T), Felipe Eduardo, Gharib (Adenilson,  INT), Renanzinho, Denis (Roney, 11'/2T) e Ibiapino (Lúcio Maranhão, 17'/2T). Téc: Aderbal Lana

Parintins: Robert, Henrique Canela (Douglas Nunes, 5'/2T), Marcelo Costa, Luiz Bahia, Gabriel Henrique, Kaique (Ygor, 5'/2T), Serginho Duarte, Állefe, Darlyson (Guilherme, 30'/2T), Juninho Rosa (Léo Itaperuna, 37'/1T) e Lucas Sibito (Victor Léo, 30'/2T). Téc: Maurinho Fonseca

Estádio: Carlos Zamith
Árbitro: Halbert Luis Moraes Baia
Gol: Lucas Sibito (41'/1T)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por