Barezão Delas

Muiraquitã serve de inspiração para troféu do Amazonense Feminino

Além da taça, nesta quarta-feira (10), a Federação Amazonense de Futebol apresentou a bola oficial e detalhes do início do Campeonato Amazonense Feminino

Lane Azevedo
online@acritica.com
10/07/2024 às 22:05.
Atualizado em 10/07/2024 às 22:07

Troféu do Barezão Delas 2024 (Foto: Jeiza Russo/AC)

O Campeonato Amazonense de Futebol Feminino ou melhor o Barezão Delas vai começar, e o pontapé inicial foi dado na noite desta quarta-feira (10). Em um jantar para convidados e imprensa, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) realizou o lançamento oficial, no camarote Bossa Nova, na Arena da Amazônia.

A competição inicia na sexta-feira (12), e conta com 10 clubes na briga pelo título, são: Recanto, Princesa do Solimões, Manaus FC, Unidos do Alvorada, Tarumã, Presidente Figueiredo, São Paulo Amazonas, Amazonas Legis, JC e 3B, atual campeão.

A bola 

Na ocasião, foi apresentado a Nike Flight como a bola oficial do Barezão Delas 2024, de cor rosa. Fabricada com gaze importada e pasta sem costura, a bola proporciona uma aderência aprimorada ao ar.

O couro macio e antiderrapante é resistente ao desgaste, aumentando a durabilidade do produto. O design de 26 painéis e a superfície termicamente ligada sem costura asseguram uma trajetória mais previsível e uma estabilidade de voo superior, permitindo um jogo mais controlado e preciso.

Presidente da FAF, Ednailson Rozenha (Foto: Jeiza Russo/AC)

Troféu-Muiraquitã

Por último, foi revelado o troféu da grande equipe campeã do torneio. O vencedor levará para casa uma taça com formato de miuraquitã. Os muiraquitãs são pequenos amuletos de pedra verde, em formas de sapos, rãs e tartarugas, que trazem sorte e felicidade. 

O Muiraquitã é um amuleto confeccionado pelas icamiabas, guerreiras amazonas, que em noite de lua cheia, desciam até o rio para pegar o barro e moldar o amuleto. Segundo a lenda do baixo rio Amazonas, o muiraquitã era dado como presente para o indígena guerreiro da outra etnia, como forma de selar união e perpetuar a linhagem das índigenas guerreiras.  

Caboca do Jogo 

A novidade desta edição será a premiação “Caboca do Jogo”, premiação dada a jogadora destaque da partida, por meio de votação da imprensa local. O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, valorizou o lançamento da competição.

“Vai ter o troféu cada fim de partida para atletas que se destacar. A gente vai trabalhar para que mais e mais as mulheres possam ter um espaço merecido no futebol e, se Deus quiser, na sociedade. Hoje a gente lança um Barezão Delas, praticamente triplicando a quantidade de clubes participantes, uma coisa animada, uma coisa que insere ainda mais mulheres. O que a gente quer é deixar claro para a comunidade esportiva amazonense, que a FAF está de portas abertas para receber mulheres que queiram trabalhar e se envolver nessa atmosfera do futebol, em qualquer segmento”, disse.

Gabi Batista - Meia do 3B (Foto: Jeiza Russo/AC)

Voz da experiência 

No 3B desde 2017, a meia Gabi Batista, comentou o pensamento para a estreia na competição, uma vez que as Feras entram na semifinal do campeonato por estarem competindo o Campeonato Brasileiro Série A2. O 3B é o atual vencedor do torneio. 

“Pode esperar um time muito forte, focado e buscando os objetivos, e o nosso objetivo é consagrar também campeão do Amazonense, continuar defendendo esse título que está no nosso clube”, comentou.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por