Ivan estava internado no hospital Rio Negro desde o dia 14 de janeiro. Como dirigente, viveu sua época de ouro no Tufão da Colina tricampeão do Norte
(Foto: Reprodução/Instagram)
Uma das grandes figuras do futebol amazonense, Ivan Guimarães, radialista e ex-dirigente de São Raimundo e Nacional, morreu na tarde desta terça-feira (4), aos 67 anos. Ivan estava internado desde o dia 14 de janeiro no Hospital Rio Negro e alternava idas e vindas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Nas redes sociais, o São Raimundo – clube pelo qual Ivan teve suas principais conquistas no futebol – emitiu uma nota oficial lamentando o falecimento de seu ex-dirigente.
Foi justamente no Tufão da Colina que Ivan conseguiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 1999, quando foi vice-campeão da Série C, ficando atrás apenas do Fluminense. Ele também foi campeão do Barezão em 1997, 1998, 1999, 2004 e 2006 – justamente a última vez que o São Raimundo conseguiu levantar um título da elite amazonense.
Como dirigente do São Raimundo, ele ajudou o clube nas conquistas da Copa Norte e na participação na Copa Conmebol. Ivan ainda foi diretor de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e dirigiu a Associação dos Cronistas Esportivos do Amazonas (ACREA). Ele chefiava o departamento de esportes da Rádio Rio Mar, onde também era comentarista nas partidas. Além disso, trabalhou na antiga Rádio Baré.