Tabu

Manaus visita o Paysandu com tabu de nunca ter vencido o rival regional na Curuzu

Em sete anos de confrontos entre as duas equipes, o Gavião do Norte jamais conseguiu vencer o Papão em sua casa

Daniel Prestes
13/02/2025 às 10:39.
Atualizado em 13/02/2025 às 10:39

(Foto: Paulo Bindá)

Além da dificuldade emencarar uma equipe que atualmente pertence à Série B do Campeonato Brasileiro, o Manaus ainda tem um incômodo tabu para superar se quiser trazer um bom resultado para o jogo de volta na Arena da Amazônia: o de nunca ter vencido o Paysandu no estádio Leônidas Castro, a Curuzu. A duelo regional acontece nestaquinta-feira (13), às 19h (de Manaus) e é valido pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Verde. 
 
O Paysandu começou a mandar seus jogos contra o Manaus na Curuzu em 2021. E, de lá para cá, contando SérieC do Campeonato Brasileiro e duelos na Copa Verde, o Papão venceu cinco dos cinco confrontos eu fez com o Gavião do Norte, marcando 11 gols e levando apenas dois. Quando levantamos o retrospecto geral do duelo, conseguimos observar o quanto jogar na Curuzu foi importante para a equipe paraense nestes momentos. 
 
Dos 12 jogos que Manaus e Paysandu fizeram, a equipe paraense lidera o duelo com seis vitórias – apenas uma delas conquistada longe da Curuzu, acontecendo na primeira vez em que os doisclubes se enfrentaram, lá em 2018. No principal estádio de Belém, o Mangueirão, as duas equipes se enfrentaram duas vezes e o Manaus tem uma vitória e ocorreuum empate. 
 
Planejamento

 
Para buscar dar fim de vezneste tabu, o Manaus chegou em Belém na terça-feira, após 12 horas de viagem e escala em Brasília. Treinando no campo da Tuna Luso, a comissão liderada porJúlio César Nunes fez um treino físico na terça e promoveu um tático nas vésperas do jogo. A chegada com antecedência foi para que o grupo pudesse descansar etreinar com qualidade antes da primeira partida pelas quartas de final da Copa Verde. 

“Chegamos muito confiantepara este confronto. Sabemos que iremos enfrentar uma grande equipe e com um orçamento alto. Mas o Manaus também chega embalado após a classificação contra o Águia. Agente sabe que é um jogo de 180 minutos, precisamos entender como vai se desenhar o jogo, sabemos que o Paysandu nos seus domínios é muito forte, aindamais na Curuzu, mas também temos os nossos atletas que chegam muito bem, conseguimos recuperar da última partida e vamos fazer uma grande partida naquinta”, destacou o técnico esmeraldino. 
 
Escalação e reencontro
 
Após a partida contra oÁguia, o lateral Caio Hila cumpriu suspensão e deve ser utilizado como titular na partida contra o Paysandu, caso Denzel, que iniciou a temporada como titular,ainda esteja se recuperando de um problema no siso. Desta forma, Júlio deve
mandar o seguinte time à campo: Gustavo; Caio Hila, Jefferson, Erick Henrique eMiliano; Zé Augusto, Bombado e Palmares; Vitinho, Renanzinho e Joel. 
 
Após uma sequência sem vitórias, o Paysandu acabou demitindo o técnico Márcio Fernandes, mesmo com a classificaçãonos pênaltis contra o Gazin Porto Velho-RO e, para o seu lugar, anunciou o técnico Luizinho Lopes. O atual técnico do Papão já comandou o Manaus em 31partidas e foi campeão amazonense de 2021.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por