Futebol Americano

Manaus FA inicia preparação para enfrentar o São Luís Sharks

Equipes jogam em outubro e decidem o título da Conferência Norte do Brasileiro; no domingo (17), o Manaus FA venceu o Remo Lions por 54 a 0

Camila Leonel
camilaleonel@acritica.com
18/09/2023 às 19:57.
Atualizado em 18/09/2023 às 20:15

Manaus FA e Remo Lions aconteceu no estádio Ismael Benigno, a Colina (Julcemar Alves/ Sedel)

O time do Manaus FA se reapresenta para os treinamentos na noite desta terça-feira (19), já pensando no próximo adversário: o São Luís Sharks, do Maranhão. As duas equipes se enfrentarão no dia 29 de outubro, na capital maranhense, para decidir quem leva o título da Conferência Norte do Brasileiro da BFA (Liga Brasileira de Futebol Americano).

O retorno aos campos acontece dois dias após a vitória contra o Remo Lions-PA por 54 a 0 em jogo que aconteceu no último domingo (17) no Estádio Ismael Benigno, a Colina. Esta foi a segunda vitória em dois jogos, mas de acordo com o grupo, o foco já é o Sharks que também tem duas vitórias em dois jogos.

“Eu acho que a gente tem bastante coisa para melhorar. Até nas jogadas grandes, aconteceram erros. Isso acontece porque o futebol americano é assim, mas o Sharks é agora. A partir do momento que a gente pisou fora do campo, o nosso foco vai ser o Sharks. Nós vamos estudar, eles têm uma boa equipe e, aparentemente, são organizados. Não parei para estudar ainda, mas agora é estudar e se preparar para eles”, disse o running back Carlos Black, um dos destaques da partida contra o Remo Lions.

Técnico Rodrigo Rios parabenizou a equipe, mas diz que ajustes precisam ser feitos antes do jogo contra o Sharks (Chris Carvalho/ Manaus FA)

 Faltando pouco mais de um mês para o próximo jogo, o treinador da equipe, Rodrigo Rios, comentou qual é o principal ajuste a ser feito antes do jogo decisivo.

“Fisicamente temos que iniciar forte e terminar forte. Estamos dentro do campeonato que iniciamos forte e já no terceiro, quarto período começamos a apresentar uma moleza, mas vamos trabalhar nisso para, do princípio ao fim, sermos dominantes. Chegamos numa zona de conforto contra um time, mas agora temos um time que também está lutando e trabalhando para ganhar, então temos que focar e sermos ainda mais disciplinados com esse tipo de jogo importante e jogar 100%”, avaliou o técnico.

O Jogo

O Remo Lions começou recebendo a bola e após o retorno, iniciou na linha de 40 jardas já do campo de ataque após o retorno do camisa 17, Daniel Brandão. O time paraense ainda avançou mais 15 jardas após a arbitragem marcar uma interferência da defesa do Manaus. Da linha de 26 jardas, o Lions tentou investir no jogo terrestre, mas após o recebedor soltar a bola, o defensor, Andrew, aproveitou o fumble, pegou a bola e correu para fazer o primeiro touchdown do jogo e deixando o placar em 6 a 0, já que o ponto extra não foi convertido. 

A bola voltou para o Remo Lions, mas na linha de 24 do campo de ataque, o linebacker, Guido Loureiro, interceptou a bola, dando a posse para o Manaus. Com o ataque em campo, o time da casa apostou no ataque terrestre. O running back, Carlos Black, recebeu na linha de 40 e disparou, até sair do campo na linha de 15 jardas. 

Time do Manaus não deu espaço para o Remo Lions respirar (Chris Carvalho/ Manaus FA)

 Na segunda descida, Black recebeu a bola novamente e, pelo centro do campo, parou na linha de uma jarda. Na terceira jogada, Black apenas arrastou a bola para entrar na endzone e marcar mais um touchdown para o Manaus, ampliando a vantagem para 12 a 0, que com o chute de ponto extra, foi para 13 a 0.

Na volta do time de ataque do Remo para o campo, o quarterback Fernando Ribeiro acabou sendo interceptado pelo jogador de defesa Lucas ‘Boy’, na linha de 40 jardas do campo de defesa do Lions e o ataque abriu 19 a 0 com Luffy marcando mais um touchdown após receber passe na linha de 25 e correr livre para a endzone. No ponto extra, o chute foi para fora.

No segundo quarto Black marcou mais um touchdown e, com o chute extra convertido por Evelys Cruz, o Manaus chegou aos 26 a 0. O ataque do Remo mais uma vez entrou em campo, mas encontrava dificuldades para conquistar jardas e, para piorar a situação, ainda recuou após faltas cometidas.

Com a campanha frustrada, o time paraense devolveu a bola para os amazonenses chutando já de dentro da endzone. O punt parou na linha de 40 jardas e Luffy pegou a bola e retornou parando na redzone. Renan Santos recebeu na linha de 30, correu, cortou a marcação e fez mais seis pontos e, com o ponto extra, a vantagem do Manaus ficou 33 a 0.

Renan comemora o touchdown marcado no jogo (Julcemar Alves/ Sedel)

 No segundo tempo, o ataque do Remo voltou ligado e foi avançando em campo ajudado por faltas cometidas pelo Manaus, mas os Lions não conseguiram aproveitar a posição de campo para tirar o zero do placar. O Manaus, por sua vez, conseguiu chegar a mais um TD com Mondego, e com ponto extra convertido chegar a 40 a 0. 

O quarterback Canuto explorou o jogo terrestre e conectou belos passes aéreos também (Chris Carvalho/ Manaus FA)

 Com a vantagem, aplicou-se a regra de clemência, que paralisa o cronômetro de jogo apenas em caso de atendimento médico ou falta pessoal. Com o jogo correndo mais rápido, o Manaus ainda conseguiu marcar mais três touchdowns. Borel, recebendo passe dentro da endzone; Mondego, após jogada aérea de Canuto próximo da endzone; e Black, este último veio após mais uma interceptação de Guido Loureiro. Nestes três touchdowns, Evelys Cruz converteu os três chutes de pontos extras.

 

Black fez três touchdowns no jogo e foi muito acionado no jogo terrestre do Manaus FA (Chris Carvalho/ Manaus FA)

 Com os três touchdowns do último domingo, Carlos Black chegou a quatro TD 's em dois jogos, um feito importante para o jogador que, além de buscar o resultado coletivo, também busca sempre melhorar as marcas pessoais.

“Vencer os jogos é muito importante pro nosso projeto continuar crescendo e conseguir desempenhar nos dois jogos é muito importante pra mim porque eu tenho as minhas metas pessoais. É a primeira vez que eu volto a jogar desde que os campeonatos pararam por causa da pandemia, então isso é muito importante para mim ser um ponto com quem o treinador pode contar “, disse após o jogo.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por