Buscando seu sétimo título do Barezão, o atual campeão vem de vitória sobre o Manauara, por 2 a 1. Pelo lado do atual vice-campeão estadual, o Amazonas vem de vitória sobre o RPE Parintins, por 2 a 0
Manaus e Amazonas se reencontram após final do Barezão do ano passado (Foto: Ismael Monteiro / Manaus FC)
Finalistas do último estadual, Manaus e Amazonas se enfrentam pela terceira rodada do Barezão 2025 neste domingo, às 15h30, na Arena da Amazônia. O confronto reúne os dois líderes da atual edição do campeonato, com o Gavião ocupando o topo do grupo A, com 3 pontos, e a Onça no posto mais alto do grupo B, com 6 pontos.
Buscando seu sétimo título do Barezão, o atual campeão vem de vitória sobre o Manauara, por 2 a 1, no estádio da Colina, deixando para trás a derrota sofrida na estreia para o Nacional, por 1 a 0, na Arena da Amazônia. Indo para sua terceira partida em nove dias, o técnico do Manaus, Júlio César Nunes, se mostra confiante com o elenco que tem em mãos, tendo ciência de que mais jogadores ganharão minutagem com o passar das rodadas.
A própria formação diante do Manauara é a prova desta confiança de Júlio César. De acordo com o técnico, o zagueiro Dedé - titular diante do Nacional - sentiu um desconforto, dando oportunidade para Erik Henrique atuar como titular contra o Robô. No mesmo jogo, o meia Palmares, que havia marcado o primeiro gol do Manaus, foi substituído por Gabriel Masson e o jogador precisou de apenas cinco minutos em campo para dar a assistência da vitória - gol marcado por Joel.
Pelo lado do atual vice-campeão estadual, o Amazonas vem de vitória sobre o RPE Parintins, por 2 a 0, além da vitória por goleada diante do Sete, por 4 a 0. As duas partidas foram no estádio Larissa Silva, em Presidente Figueiredo, local onde a Onça-pintada realizou sua pré-temporada. Logo após o jogo contra o Tourão, o elenco aurinegro retornou a capital amazonense, onde fica em definitivo para o prosseguimento da temporada.
Aos 78 anos, Aderbal Lana continua mostrando a todos que seu conhecimento futebolístico é de alto nível. Com 100% de aproveitamento, seis gols marcados e nenhum sofrido, o Amazonas vem atuando com uma formação que vem causando dor de cabeça em seus adversários. Tudo isso enquanto a Onça-pintada ainda busca o entrosamento ideal, devido a saída e chegada de vários jogadores de uma temporada para outra.
Para fins estatísticos, Manaus e Amazonas se enfrentaram sete vezes ao longo da história, com três vitórias do Gavião, duas vitórias da Onça-pintada e dois empates. Houve ainda um oitavo confronto, justamente o primeiro entre os clubes na competição estadual, quando o Manaus venceu pelo placar de 4 a 1, pela final do primeiro turno do Barezão 2020. Entretanto, devido a pandemia de Covid-19, todos os resultados da competição foram anulados.
Antônio Carlos Pequeno Frutuoso é o árbitro principal da partida, com Uesclei Regison Pereira dos Santos (assistente 1), Alexsandro Lira de Alexandre (assistente 2) e Dimmi Yuri das Chagas Cardoso (quarto árbitro) completando o quarteto de arbitragem.
Os ingressos estão sendo vendidos por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), na bilheteria do estádio, a partir das 13h30, no dia do confronto. Além disso, os ingressos estão disponíveis na Loja Oficial do Manaus FC, na Rua Salvador, 441, Adrianópolis. Outra opção de compra é através do site Ingresso Fly.
As equipes também chegaram a duelar na Série C, em 2023, com vitória da Onça por 2 a 0 - dois gols de Sassá.