Fórmula 1

Leclerc vence GP dos Estados Unidos em dia de dobradinha da Ferrari

Charles Leclerc venceu a prova em Austin, seguido do companheiro de equipe, Charles Leclerc. Verstappen completou o pódio

Portal A Crítica
online@acritica.com
20/10/2024 às 19:43.
Atualizado em 20/10/2024 às 19:43

Charles Leclerc comemora vitória no GP dos Estados Unidos, em Austin (Reprodução/ F1)

Charles Leclerc obteve uma vitória impecável no Grande Prêmio dos Estados Unidos, com o monegasco liderando seu companheiro de equipe na Ferrari, Carlos Sainz, em uma dobradinha após assumir a liderança na primeira volta, enquanto uma tensa batalha no final da corrida entre Lando Norris e Max Verstappen fez com que Norris recebesse uma penalidade e caísse para quarto, atrás de seu rival pelo título.

O pole position Norris inicialmente parecia ter mantido a liderança na largada quando as luzes se apagaram para o encontro de 56 voltas, mas a McLaren foi lado a lado com Verstappen na primeira curva, o que levou o britânico a ser empurrado para fora, permitindo que Leclerc passasse e assumisse a P1.

A partir daí, o monegasco desfrutou de uma corrida incontestável rumo à vitória, enquanto seu companheiro de equipe, Sainz, se beneficiou de um undercut para ficar em segundo lugar, à frente de Verstappen após seu pit stop, com o espanhol fazendo uma corrida sólida para cruzar a linha 8,5s atrás de Leclerc.

Pilotos da Ferrari fizeram dobradinha no pódio (Reprodução X/ F1)

 Quando a corrida entrou em seus estágios finais, Norris ultrapassou Verstappen para a P3 após um duelo acirrado entre os rivais do campeonato - mas a natureza do movimento gerou discussão pelo rádio, com Verstappen e a Red Bull alegando que Norris havia ultrapassado fora dos limites da pista.

Isso acabou fazendo com que Norris recebesse uma penalidade de cinco segundos por sair da pista e ganhar vantagem, o que o fez cair do terceiro para o quarto lugar e promover Verstappen à posição final do pódio.

Oscar Piastri ficou em quinto, atrás de seu companheiro de equipe na McLaren, enquanto George Russell subiu para sexto na Mercedes depois de largar do pit lane. Sergio Perez aumentou a contagem de pontos da Red Bull em sétimo, à frente de Nico Hulkenberg, da Haas, em oitavo.

Liam Lawson marcou dois pontos ao terminar em P9 em seu primeiro fim de semana de volta ao grid pela RB, enquanto Franco Colapinto foi um impressionante P10 pela Williams. Kevin Magnussen quase perdeu em P11 pela Haas, com Pierre Gasly da Alpine atrás em P12 de Fernando Alonso em P13 pela Aston Martin.

Yuki Tsunoda ficou em 14º na RB, tendo caído para trás após um giro, enquanto Lance Stroll, da Aston Martin, ficou em 15º, à frente de Alex Albon em 16º, um resultado decepcionante para o piloto da Williams em sua 100ª largada.

Os Kick Saubers de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu novamente perderam a chance de quebrar a barreira dos pontos em P17 e P19, com o Alpine de Esteban Ocon - que fez a volta mais rápida no final para tirar um ponto do anterior detentor Colapinto - espremido entre eles em P18.

Enquanto isso, Lewis Hamilton foi o único a abandonar depois de sair da pista no início da corrida e encalhar seu Mercedes no cascalho.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por