Atual treinador do Amazonas formou grande parceria com o ex-dirigente, que faleceu na última terça-feira
Atual treinador do Amazonas formou grande parceria com o ex-dirigente (Foto: Arquivo AC)
Na tarde de quarta-feira (5), o futebol baré se despediu do radialista e ex-dirigente Ivan da Silva Guimarães Júnior, que faleceu na terça após falência múltipla dos órgãos. O luto fez com que autoridades, clubes e personalidades do Amazonas se manifestassem pela perda. Uma dessas grandes figuras foi o técnico Aderbal Lana, que concedeu algumas palavras ao jornal A Crítica lamentando a morte do amigo e ex-companheiro de trabalho no São Raimundo – clube pelo local construíram um dos melhores elencos do Tufão na história.
Em 1996, Aderbal Lana chegou ao São Raimundo após experiência na Arabia Saudita e um hiato de cinco anos sem trabalhar no futebol amazonense. Após conversas com Ivan Guimarães, que na época havia assumido a direção de futebol do Tufão, a ‘velha raposa’ iniciou o projeto que culminou nas conquistas da Copa Norte, Barezão, participação na Copa Conmebol e acesso para a Série B do Brasileiro com um vice da Série C em 1999.
Entretanto, o sucesso trouxe holofotes. Holofotes estes, que começaram a mudar a realidade o clube amazonense, conta Aderbal Lana: “O São Raimundo estava recomeçando e era muito difícil. E quando o São Raimundo cresceu da noite para o dia e começou a ir gente nos estádios, ai o Ivan ficou de segundo plano, mexia só com futebol e o dinheiro ia para outros lugares”, destacou.
O último lapso do sucesso colinense aconteceu justamente no ano em que a sua derrocada começou. Campeão amazonense de 2006 – última vez que levantou a taça estadual – o Tufão da Colina não conseguiu resistir na segundona daquele ano e caiu para a Série C de 2007. Aderbal Lana, que na época já nem estava mais no São Raimundo, destacou que Ivan foi uma das figuras mais injustiçadas após este rebaixamento.
Por fim, Aderbal Lana aproveitou a oportunidade para se despedir do amigo. Segundo o próprio treinador de 78 anos – o mais velho em atividade no futebol brasileiro – Ivan da Silva Guimarães foi o ‘grande diretor de futebol’ que teve em sua carreira: “Eu fico muito consternado pela partida dele porque era um grande amigo, foi o grande diretor de futebol que eu tive na minha carreira, que ele esteja ao lado do nosso senhor e que tenha paz e tranquilidade”, concluiu.
O velório de Ivan Guimarães foi aberto ao público na sede do Nacional Futebol Clube, no salão de troféus, localizado na rua São Luís, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. O ex-dirigente foi sepultado no cemitério Parque Tarumã (zona Oeste da capital) na tarde de quarta-feira.