Contra Yazmin Jauregui neste sábado, a lutadora amazonense que treina em Manaus tentará a sua segunda vitória seguida no UFC
(Foto: Divulgação)
Com peso batido e pronta para a sua terceira luta no UFC, Ketlen ‘Esquentadinha’ Souza tentará a sua segunda vitória seguida no Ultimate quando irá encarar a mexicana Yazmin Jauregui, neste sábado (14), pelo peso-palha (até 52,1kg), no card preliminar no UFC 306 (Noche UFC), que acontece na Sphere, em Las Vegas e que marcará a celebração da independência mexicana. O UFC Fight Pass transmite todas as lutas a partir das 19h30 (de Manaus).
Aos 30 anos, Ketlen irá para a sua 19ª luta de MMA na carreira e a terceira dentro do UFC. A manauara que treina na capital amazonense representando a Carioca Academy estreou no Ultimate em 2023 lutando na categoria de cima (peso-mosca) e acabou sendo finalizada pela compatriota Karine Silva. Após o revés, Ketlen precisou passar por uma cirurgia no joelho e só voltou a lutar em abril deste ano, quando competindo no peso-palha, teve uma atuação dominante contra Marnic Mann.
Para a luta contra Yazmin, Ketlen enfrentará uma adversaria que é tratada como uma das joias do MMA mexicano. Com apenas 25 anos, Yazmin têm 12 lutas de MMA, sendo quatro no UFC e acumula um cartel de 11 vitórias e apenas uma derrota – o revés aconteceu quando foi nocauteada em poucos segundos pela também brasileira Denise Gomes. Em entrevista ao A Crítica, Ketlen disse que é uma lutadora mais completa e acredita que a adversária não traz perigo para o seu jogo.
“Eu tenho oito nocautes enfrentando meninas fortes. Se for comparar com ela, eu já enfrentei desafios maiores. Eu sinto que ela não me traz perigo nenhum, pelo contrário, eu que trago perigo para o jogo dela, porque se a gente for pegar a luta dela contra a Denise, já vimos que ela tem um queixo muito fraco, caiu em 25 segundos. Eu vejo que ela não tem chão e eu já coloquei o meu jogo de chão para jogo, então sinto que sou mais completa do que ela”, afirmou Ketlen.
A respeito da sua preparação, Ketlen disse que passou por um processo de treinamento em que ela mesmo deu o nome de ‘modo Esquentadinha’ e falou sobre o trabalho para conseguir manter uma boa dieta e bater o peso com qualidade antes de entrar no octógono. “Meu camp foi bem intenso, em que tive que colocar o modo Esquentadinha para jogo mesmo. Graças a Deus estou bem, fiz uma preparação bem forte para esta luta e dia 14 conseguir sair com a vitória”, cravou Ketlen que continuou.
“É bem mais fácil (estar no peso-palha). Estou tendo todo o acompanhamento com o nutricionista, já é a minha segunda perda de peso que a gente faz tranquilo, sem está sofrendo, conseguindo comer bem, então isso é fundamental para que a gente possa conseguir descer de peso, visando se manter forte, mesmo perdendo 10kg ou 12kg durante o processo de corte”, analisou Ketlen.
Preparação em Manaus
Assim como tem sido desde o seu início no UFC, Ketlen disse que não pretende sair de Manaus para trazer outros elementos a sua preparação. De acordo com a atleta amazonense, a Carioca Academy e os profissionais que conta na capital estão conseguindo desenvolver tudo aquilo que ela precisa para continuar sua jornada no UFC e sem precisar ficar longe de casa.
“Não pretendo sair. A academia que eu frequento tem ótimos sparrings, pessoas pequenas, com a estrutura similar com a categoria que eu luto, então eu estou muito satisfeita de treinar na minha cidade. Eu acredito que atleta vai ser atleta onde quer que ele esteja, não adianta eu ir para fora, não me manter profissional, que as coisas não darão certo. E aqui em Manaus eu consigo me manter focada apenas nos meus treinos, se eu fosse para outro estado provavelmente eu teria que trabalhar por fora”, concluiu Ketlen.