Kodanshas 2024

Judoca amazonense Clarice Ribeiro recebe faixa preta no Encontro Nacional de Kodanshas

Clarice, a Cice, recebeu a graduação aos 16 anos, após um ano repleto de títulos conquistados no judô

Jéssica Santos
online@acritica.com
26/11/2024 às 20:54.
Atualizado em 26/11/2024 às 20:54

Após diversas conquistas importantes nos anos de 2023 e 2024, Cice termina o ano com nova Faixa (Foto: CBJ)

A judoca amazonense Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube) recebeu a graduação de Faixa Preta 1º Dan, no Encontro nacional de Kodanshas 2024, realizado pela Confederação Brasileira de Judô, no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil – Maria Lenk, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (26). 

Após diversas conquistas importantes nos anos de 2023 e 2024, Cice, de 16 anos, termina o ano em êxtase, com a nova Faixa: “estou muito feliz porque já estava na expectativa, e agora vou estrear no treinamento no Japão, ela”, destacou. 

Para receber a faixa preta geralmente o atleta faz um curso durante um ano teórico e prático, e no final faz uma avaliação. Cice recebeu por mérito, diretamente da Confederação, em função dos resultados alcançados: o bicampeonato mundial cadete e o bronze no mundial Júnior.

A mãe de Clarice, Sandra Casas, disse que a filha estava muito ansiosa porque todo atleta de judô treina muitos anos e fica ansioso por esse momento, e que a filha está se dedicando muito, e que também gostaria de viajar para o training camp de Tóquio já como faixa preta. “Então, ela ficou muito feliz com essa conquista antes da viagem que acontece já na semana que vem”, ressaltou Sandra.

“Foi emocionante receber o convite pra Cice participar desse momento junto de atletas incríveis que servem de inspiração pra Cice. Foi lindo vê-la sentada ao lado dos atletas olímpicos que foram homenageados nesse mesmo evento”, destacou Sandra.

A mãe de Clarice, muito orgulhosa da filha, disse que Cice foi campeã brasileira sênior lutando com atletas mais velhas, faixas pretas, atletas mais experientes. E disse que a faixa preta traz também mais responsabilidade: “é marco importante na trajetória dela. São 12 anos até aqui de prática de judô, muito aprendizado e muito a aprender. Sabemos que agora virão novas responsabilidades e essa faixa marca o início da nova fase, que é a participação dela nos eventos adultos”.

Quem também comemorou muito a graduação de Cice foi o primeiro Sensei dela, Aron Barbosa, da academia Fort Judô. Numa publicação na internet, ele escreveu: “muito merecido, Clarice! Guarde a faixa marrom com muito carinho; ela te levou até aí! Siga sempre adiante!”.

Cice recebeu por mérito, diretamente da Confederação, em função dos resultados alcançados (Foto: CBJ)

Ao anunciar o nome de Clarice para receber sua nova graduação, o presidente da Confederação brasileira de Judô, Silvio Acácio Borges, ressaltou o destaque que a judoca tem alcançado: “Clarice é uma atleta oriunda do Amazonas e está hoje dentro no Minas, com uma atenção muito especial da diretoria do clube e não é diferente dentro da presidência da Confederação”.

O evento de Kodanshas visa debater ideias a respeito do futuro do judô, especialmente para os próximos jogos olímpicos e, também, reunir os judocas mais experientes do País, e homenagear e graduar judocas dignos dessas honrarias. A expressão Kodansha é originária da língua japonesa e tem como significado “Mestre de Grau Superior” no mundo das artes marciais. O Kodansha é referência de acolhimento para os novos praticantes. 

Presenças marcantes

Estavam presentes no evento, o presidente da Confederação brasileira de Judô, Sílvio Acácio Borges, o presidente da federação amazonense de judô David Azevedo, e também o Sensei e árbitro amazonense, Diomedes, que foi graduado à Kodansha.

Além deles, também estavam no evento o Sensei Henrique Machado, também amazonense, para prestigiar o evento . Henrique foi sensei de jiu-jitsu de Clarice, em Manaus.

Atletas olímpicos foram homenageados no mesmo evento, “então foi um evento grandioso”, ressalta a mãe de Clarice. Estavam os medalhistas olímpicos de Paris 2024. Rafaela Silva foi promovida a Kodansha: “Cice se dá muito bem com ela, estarão juntas em Tóquio”, anuncia Sandra.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por